Por rafael.arantes

Rio - Os 30 anos do Sambódromo não vão passar em branco. A Prefeitura do Rio confirmou um grande cortejo comemorativo pela data festiva do maior palco do Carnaval. O evento vai acontecer às 19h do dia 23, antes do ensaio técnico da Vila Isabel, que também marcará o teste de luz e som da Passarela. O evento vai contar com participação de integrantes das escolas do Grupo Especial e da Série A. O cantor Dudu Nobre cantará sambas do seu DVD "Os mais lindos sambas-enredo de todos os tempos" durante a festa.

O evento vai começar com a tradicional lavagem da pista. Os tambores e a fanfarra dos clarins vão rufar para anunciar a chegada das mães de santo, que serão lideradas por Maria Moura, tradicional baiana da Imperatriz. Uma mistura de águas do mar, de cachoeira e de rio vão fazer a limpar a pista da Sapucaí.

Sapucaí receberá grande festa pelo 30º aniversárioRafael Arantes / Agência O Dia

Em forma de desfile, o cortejo vai levar a imagem de São Sebastião por todo o Sambódromo. O santo será apresentado pelo ator Milton Gonçalves, seguido de todos os casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas do Grupo Especial e da Série A, embalados pela apresentação de Dudu Nobre com a bateria comandada por mestre Paulinho.

Um grupo de crianças e 35 casais representando as velhas-guardas vão figurar antes das 30 baianas que vão defumar o Sambódromo. Para finalizar, as orações ficarão a cargo de tia Nilda, da Mocidade, e seis atabaques vão saudar os orixás Xangô e Iansã. O Secretário Especial de Turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello, mostra empolgação pelo evento.

"É naquele espaço sonhado por Darcy Ribeiro e transformado em realidade pelos traços mágicos de Niemeyer que o Rio mostra toda a sua beleza, criatividade e espontaneidade. É no Sambódromo que o Rio é mais carioca, apresentando para o mundo a ginga e malemolência de nossos sambistas e passistas", afirmou.

Você pode gostar