Marketing: Aposta promissora para engrandecer o Carnaval

Salgueiro é exemplo de sucesso ao promover ações próprias e figurar parceria de ouro com a patrocinadora Renault-Nissan

Por rafael.arantes

Rio - Não é de agora que o Carnaval vem tomando dimensões cada vez maiores num cenário mundial. O espetáculo carioca é referência não somente no Brasil, mas também num mundo onde os dias de folia verde e amarela surgem como destaque por todos os cantos. A festa apresentada na Marquês de Sapucaí, no entanto, é o que mais vem chamando atenção. Para honrar com a grande audiência conquistada, as escolas de samba buscam recursos para levar para a Avenida um verdadeiro show. A cultura em som e cores precisam, no entanto, se renovar e a mais nova e promissora aposta para engrandecer a folia parece ser mesmo o marketing.

A tentativa de deixar para trás o velho entrelace entre as escolas e seus poderosos patronos já pode ser notada claramente em algumas situações. O marketing entra em pauta a partir do momento que promove o Carnaval não só como um atrativo financeiro e sim como uma nova vitrine, que se faz positiva para todas as partes envolvidas. Na verdade, o marketing acaba transformando um pouco dos velhos caminhos de uma administração de escola de samba. Ele passa a implementar um certo modelo empresarial, apostando num maior relacionamento e divulgação, atualmente apostando muito nas mídias sociais, e, consequentemente, a atração de novas parcerias.

Parceria entre Salgueiro e Nissan tem relação ao bom sistema de marketing aplicado pela escolaAlex Nunes / Divulgação

Neste ano o Salgueiro protagonizou o exemplo perfeito da evolução do marketing no Carnaval. Após firmar o acordo de patrocínio com a Aliança Renault-Nissan, a Vermelha e Branca foi responsável por duas grandes ações de marketing. A primeira foi produzida justamente por sua parceira. A montadora criou uma série chamada de "A vida é uma avenida". Um vídeo apresentou a relação na rotina da empresa com o dia a dia da escola de samba. O projeto buscou integrar ainda mais a imagem de ambas as partes, criando um estilo de conexão automática entre as marcas "Nissan" e "Salgueiro": uma espécie de casamento inusitado.

A patrocinadora aposta na visibilidade e força do Carnaval para associar sua marca ao espetáculo tão visado pela mídia e adorado por todo o país. De outro lado, a escola de samba conta com o apoio financeiro para engrandecer ainda mais suas possibilidades de trabalho e avanço no mundo da folia.

Hoje, o Salgueiro ganha mais espaço nesta temática ao conseguir uma maior interação com o povo através de seu programa de sócio-torcedor, onde levou seus componentes e torcedores para mais próximo e conseguindo, desta forma, ainda captar recursos. E um maior relacionamento e divulgação da escola através de redes sociais e ações de divulgação como o "flash mob" (espécie de aglomeração de pessoas para a realização de uma ação previamente definida) produzido em fevereiro. As mais de 14 mil visualizações no Youtube já pode ser considerada uma primeira resposta de sucesso do projeto.

Além disso, a escola ainda lançou o "Salgueiro Experience", um programa de atendimento e experiências voltado exclusivamente para turistas. O modelo foi o primeiro implementado numa escola de samba e consegue atrair um número ainda maior de visitantes, que se interessam pelas aulas de dança, apresentações da bateria e as dicas e oficinas durante o encontro. As novas apostas, então, passam a ser as melhores alternativas para uma administração diferenciada.



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