Por thiago.antunes
Rio - No comando da organização dos desfiles das séries B, C e D, a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) definiu ontem uma série de mudanças para o Carnaval da Estrada Intendente Magalhães. O grupo B, com 18 escolas, três a mais do que no ano passado, vai desfilar apenas na terça-feira. Até 2014, as agremiações eram divididas em dois dias. Em vez do rebaixamento de três escolas para a série C, este ano, seis vão cair.
Com a inclusão de três escolas na categoria B, a subvenção diminuiu. O montante transferido pela Prefeitura continua o mesmo, mas cada agremiação receberá aproximadamente R$ 63 mil, R$ 20 mil a menos do que nos anos anteriores. “Vamos ter que dividir a verba com mais escolas. Vai ser um desfile complicado, mas, no geral, a organização da Lierj está sendo positiva”, declarou Júlio Bombinha, vice-presidente da escola Arame de Ricardo, da Série B.
Desfile na Intendente Magalhães reúne um grande público para assistir %3A Lierj ainda definirá regulamentoReprodução

A Riotur também entrou na organização do evento e será responsável por todo esquema operacional, como a escolha do corpo de jurados e montagem das estruturas na Intendente Magalhães. Na semana que vem, a Lierj definirá o regulamento dos desfiles. Com o aumento de escolas na Série B, o tempo de cada agremiação no desfile deverá ser reduzido em dez minutos. O início da festa, que começava às 20h, poderá passar para as 18h. Mesmo com o tempo reduzido entre as apresentações, a duração total do Carnaval de terça-feira pode chegar a 12h.

Publicidade
A quantidade de tripés também deve diminuir. Até o ano passado, cada escola poderia usar até três. Neste Carnaval, a exigência promete ser apenas de um tripé, para dar agilidade ao cortejo. Já a alegoria deve permanecer com a obrigação de apenas um carro.
Durante a reunião da Lierj com as escolas ontem, um novo sorteio foi realizado para definir a ordem dos desfiles. As três agremiações que não foram rebaixadas do Grupo B no ano passado—Acadêmicos da Abolição, Unidos de Lucas e Vila Kennedy — vão abrir o Carnaval de terça. A Série C desfilará na segunda, e a D, no domingo.
Publicidade