Por nicolas.satriano
Rio - Um tsunami de alegria vai invadir o berço do Carnaval no Rio neste sábado, a partir das 15h. O sexto Circuito da Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária reúne sete agremiações. Escorrega Mas Não cai, Coração das Meninas, Maravilhas do Porto, Oba!, Banda da Conceição, Tamborim Sensação, Fiquem Firme e Alegria Portuária sairão da Praça da Harmonia até o Largo da Prainha, no Morro da Conceição. Cem ritmistas darão o grito de guerra que vai saudar a chegada do Carnaval.

Me dê motivo

Em tempos de exaltação a Tim Maia, a turma do Bloco de Segunda, de Botafogo, resolveu “chamar o síndico” e lançou seu tema para 2015: ‘Me dê um motivo’. “Ninguém sabia como traduzir a perplexidade em Carnaval”, diz Carlos Fernando Andrade, na sinopse do enredo. O bloco saiu pela primeira vez em 7 de setembro de 1987, numa paródia ao desfile militar.

Carnaval Z.O.N.N.A B

A Z.O.N.N.A B (Zonas Oeste e Norte de Núcleo de Blocos) promove concurso de músicas de Carnaval. Será parte da festa que a associação faz no Parque Madureira domingo. Tudo regado à tradicional feijoada da Tia Surica, com presença do Timoneiros da Viola, que tem Paulinho da Viola. O tema será o subúrbio do Rio e seus 450 anos. Inscrições podem ser feitas na hora.

Timoneiros da Viola, que tem Paulinho da Viola, marca presença no Carnaval Z.O.N.N.A BRafael Moraes / Divulgação

Qual é a do Parangolé?

O Parangolé do Galo na Terra do Sol: Não Contavam com Nossa Astúcia, Meu Bem!’ é o enredo deste ano do bloco do Leme, Meu Bem Volto Já. Diz assim: “Depois de 51 anos de uma boa ideia na cabeça e sem um pau de selfie na mão, a sensação térmica dos 450 anos da Cidade Maravilhosa é a de Deus e o diabo na terra do sol. Nesse caldeirão, que vem das tramas, Tamoios e tramoias entre Mem de Sá e os Tupinambás, qual é a do parangolé? É a aventura de viver no Rio de puleiro, digo, de Janeiro, onde a Baía é mais suja do que pau de galinheiro”. Vamos ver no que vai dar.

'Não Contavam com Nossa Astúcia, Meu Bem!’ é o enredo deste anoEmi Parente / Divulgação

Bloco na rua

?O bloco que faz homenagem ao cantor e compositor Sérgio Sampaio, autor da música ‘Eu quero é botar meu bloco na rua’, prepara seu segundo desfile para o dia 11 de fevereiro, no Mercadinho São José. Mas, ao contrário de tantos outros na cidade, não vai ter trio elétrico ou carro de som. Segundo Chico Salles, um dos fundadores, eles vão sair atrás de um ‘burro sem rabo’ no qual colocarão um pequeno aparelho de som. A festa começa dentro do Mercadinho, com a participação de gente muito boa da música, como o próprio Salles, Macalé e Piau.

Por Rita Fernandes
Publicidade