Por thiago.antunes
Rio - As águas rolaram de madrugada, mas São Pedro deu trégua para os blocos que desfilaram neste sábado no pré-Carnaval. Spanta Neném, Imprensa Que Eu Gamo, Banda de Ipanema e Desliga da Justiça foram alguns que ocuparam as ruas, presenteados com um dia sem o sol escaldante.
Como que uma grande liga a favor da diversão, milhares de foliões com roupas dos célebres super-heróis dos quadrinhos e dos filmes tomaram a Praça Santos Dumont, na Gávea, para se esbaldar no Desliga da Justiça.
Banda de Ipanema lotou a Avenida Atlântica com seu coloridoPaulo Araújo / Agência O Dia

Fantasiados não só como heróis, mas também como vilões, os integrantes empolgavam com caminhão de som. Tinha do Chapolin Colorado ao Capitão Presença (o super-herói legalize) passando, claro, por Batman, Homem de Ferro, Thor e outros badalados. Teve espaço até para homens vestidos de Mulher Maravilha e garotas de Super Homem.

No início da tarde, o Imprensa Que Eu Gamo comemorou seus 20 anos desfilando por Laranjeiras. Em um bloco de jornalistas, não podia faltar uma marchinha recheada de alfinetadas à situação atual do país. “Se rolar um apagão/vou brincar de gato mia/ Já que tá faltando água/ Banho junto todo dia”, dizia a letra, que também fazia menção ao famigerado pau de selfie.

Homem Aranha e Mulher Maravilha no Desliga da Justiça%2C de manhãFabio Gonçalves / Agência O Dia

A historiadora Valéria Cysneiros, 51, usava uma fantasia de ‘Maria Lata D’água’, que combinava com a cantoria. “Tive a ideia um dia que fui ao chuveiro da praia e não tinha água. Aí me lembrei da Maria Lata D’água, que era passista da Portela, e criei a fantasia”,disse aproveitando o chuvisco que caía. A porta-bandeira, Aline Prado, era só sorrisos. Ano passado ela se casou no bloco, e neste ano levou o filho Arthur, que ficou com a avó na concentração porque tem apenas quatro meses.

No final da tarde, foi a vez da tradicional Banda de Ipanema arrebatar os foliões na Zona Sul. Quem fez sucesso por lá foi o servidor público Cesar Teixeira, 63. Com o tema “je suis Petrobras”, ele se vestiu de paciente de hospital. “É uma fantasia de protesto pelo momento atual”, afirmou ele, se referindo aos escândalos de corrupção da estatal.

Imprensa que eu Gamo desfilou em Laranjeiras com enredo em comemoração aos seus 20 anos de fundaçãoPaulo Araújo / Agência O Dia

Dezoito blocos desfilam neste domingo

Os foliões tem um domingo pré-carnavalesco com muitas opções nas ruas da cidade. Ao todo, 18 blocos fazem seus desfiles ou apresentações. Confira abaixo alguns deles.

Publicidade
Volta Alice: a concentração está marcada às 9h, na Rua Alice, em Laranjeiras.
Calma, Calma, Sua Piranha: Rua Visconde de Caravelas, em Botafogo, com início previsto às 11h.
Publicidade
Me Esquece: desfila pela Rua Jardim Botânico com concentração na esquina da Pacheco Leão, às 10h.
Estratégia: o bloco se apresenta, parado, na Praça Tiradentes, no Centro, a partir das 16h.
Publicidade
Boi da Vila da Penha: concentração na Rua Ápia, na Vila da Penha, às 17h.
Meu Amor, Eu Vou Ali: o bloco da Vila Valqueire, em Jacarepaguá, se concentra na Estrada Intendente Magalhães, na altura do número 291, às 13h.
Publicidade
Vai Tomar no Grajaú: a concentração é às 16h na Rua Engenheiro Richard, na altura do 107, no Grajaú.
Orquestra Voadora: ensaio às 16h, atrás do Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo.
Publicidade