Sorteio define ordem dos desfiles do Carnaval de 2016

Três agremiações não escolheram enredo

Por nicolas.satriano

Rio -  Em esquema de pares, dez escolas de samba do Grupo Especial farão sorteio hoje, para definir a ordem dos desfiles do próximo Carnaval. A Estácio de Sá, campeã da Série A deste ano, será a primeira de domingo (7 de fevereiro), já a Vila Isabel, que ficou em penúltimo lugar, vai abrir a folia de segunda-feira (8 de fevereiro). Das 12 agremiações, apenas três não escolheram os enredos.

O primeiro sorteio será para escolha do dia, a ser definido por duplas. A escola que tirar o número maior escolhe qual dia deseja desfilar. A Beija-Flor disputará com a Mangueira; Salgueiro com Unidos da Tijuca; Grande Rio com Imperatriz; Portela com Mocidade; e São Clemente com União da Ilha.

Com os dias definidos, outro sorteio vai estabelecer os horários. Presidente da Ilha, Ney Filardi, já tem sua preferência. “Queremos ser a segunda da segunda-feira. As pessoas estão mais tranquilas para a concentração e a Sapucaí ainda fica bem cheia”, explicou o presidente.

Para 2016, a safra de enredos é heterogênea. Pelo Sambódromo passarão homenagens que vão desde Maria Bethânia, pela Mangueira, e a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, com a Imperatriz até os Jogos Olímpicos do Rio, pela União da Ilha. Brasil de La Mancha, tema da Mocidade, é inspirado em Miguel de Cervantes, autor de ‘Dom Quixote’. Unidos da Tijuca, Grande Rio e Estácio de Sá ainda não definiram seus temas.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia