Por daniela.lima

Rio - No carnaval de 2016 a Mocidade Independente de Padre Miguel terá mais componentes oriundos de alas de comunidade em seu desfile. Neste novo cenário, uma das ações mais importantes é o projeto de dança "Passos da Zona Oeste". Através dele é possível aprender e se aprimorar em alguns ritmos de dança, além de integrar a verde e branca de Padre Miguel. 

O coreógrafo George Louzada comanda a ala de passistas da MocidadeDiego Mendes / Divulgação


O projeto tem a coordenação do coreógrafo George Louzada, que dirige a ala de passistas da agremiação e é o responsável pelas coreografias do desfile de 2016. Entre os cursos, aulas de Samba, Dança de Salão, Danças Afro e Capoeira. Uma turma de Danças Populares (jongo, maracatu, frevo e samba de roda) está sendo montada também. Cerca de 200 pessoas já estão inscritas no ‘’Passos da Zona Oeste’’.

"Para entrar na ala de passistas da Mocidade é necessário fazer parte do projeto. As pessoas que se saem melhor vão sendo colocadas na ala. A procura tem sido maior para as aulas de samba, mas aproveitarei quase 100% dos alunos em outras alas da Mocidade. Assim que o Alexandre Louzada e o Edson Pereira me passarem as alas que poderemos coreografar, vou colocando de acordo com o perfil de cada um – explicou George Louzada, que fez trabalho semelhante na Beija-Flor em 2015, mas é ‘’natural de Padre Miguel’’, revela.

George Louzada ingressou na Mocidade com apenas nove anos de idade, mais precisamente na Estrelinha, agremiação mirim. Começou na ala de passistas e coreografou até a comissão de frente da escola. Já na agremiação-mãe, comandou a ala de passistas de 2010 até 2013.

Para se inscrever em qualquer um dos cursos é necessário pagar uma taxa de R$ 40 e levar xérox da identidade, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Caso o aluno seja menor de idade, é necessário levar também cópia do documento de identificação do responsável legal e também comprovante de escolaridade. Crianças a partir de sete anos podem se inscrever.

Dias e horários das aulas

Dança do Samba: segunda (20h às 22h) e sábado (16h às 18h)

Dança Afro: sábado (15h ás 16h)

Dança de Salão: terça (19h às 20h30) e sábado (13h30 às 15h)

Danças Populares: a definir

Como citado por George Louzada, os alunos selecionados participarão do desfile que mostrará todas as grandes manchas da história do Brasil, mazelas que assombram até hoje a nossa sociedade. Mas a Mocidade escolheu uma forma bem lúdica para fazer isso. Aproveitando a efeméride de 400 anos de falecimento do escritor Miguel de Cervantes em 2016, a verde e branca de Padre Miguel traz para o Brasil o personagem mais famoso criado pelo escritor espanhol. Dom Quixote se juntará a algumas personalidades de nossa história e tirará da literatura brasileira as armas para mostrar-nos o caminho da felicidade.

Com o enredo ‘’O Brasil de La Mancha: sou Miguel, Padre Miguel. Sou Cervantes, sou Quixote Cavaleiro, Pixote brasileiro’’, a Mocidade será a quinta agremiação a desfilar no domingo de carnaval, dia 07 de fevereiro de 2016.

Você pode gostar