Por bianca.lobianco
Rio - Com 56 blocos espalhados por quase todos os bairros da cidade, o que não faltou foi criatividade nas fantasias. Ontem foi o dia de alguns dos mais tradicionais nesse quesito. Pela Manhã, o gaiato Suvaco do Cristo coloria a Zona Sul, enquanto no Centro quem brilhava era o fanfarrão Cordão do Boitatá e o brega Fogo e Paixão.
O Cordão do Boitatá, que desfilou nos Arcos da Lapa, foi sinônimo de diversão em família. Muitas crianças e até mesmo idosos deram o ar da graça de manhã cedo para pular o pré-Carnaval ao som de marchinhas históricas como ‘Máscara Negra’ e ‘Abre-Alas’, uma das características do bloco.
Publicidade
A fotógrafa carioca Viviane Rangel levou Amora, a filha de oito meses, para brincar o Carnaval. “Moro aqui perto, em Santa Teresa. Esse bloco é bom porque posso trazer minha filha sem problemas. Assim, ela já começa cedo a saber o que que é bom”, disse.
No Suvaco de Cristo é onde aparecem os maiores grupos fantasiados. Este se inspirou na Operação Lava Jato para montar ‘ look’ combinadoAgência O Dia

E a folia do Boitatá agradou a pessoas até de outro continente. A americana Courtney Allen, de 25 anos, se fantasiou e botou pernas de pau para incorporar um dos personagens.

“As pessoas aqui têm uma energia incrível. Pular no Carnaval de rua é sensacional”, disse ela, que nasceu na Carolina do Norte e está morando no Rio há dois anos.

Previsto para sair às 8h dos Arcos da Lapa, o Boitatá atrasou duas horas, mas conseguiu chegar na Praça Tiradentes no horário estipulado (meio-dia). Perto dos Arcos, havia dois grandes banheiros químicos com sete cabines em cada um. Outros banheiros, individuais, eram vistos ao longo do caminho. Havia forte presença da guarda municipal e de garis — assim que o bloco terminou, a Comlurb rapidamente entrou em atividade.

No Fogo e Paixão, que saiu do Largo de São Francisco de Paula, a galera que cantava a plenos pulmões os sucessos de Wando, Elymar Santos e outros ícones da música romântica encarnava o estilo brega. Era um tal de vestido de onça pra um lado, óculos espelhado pro outro... Em clima de romance, as cantadas chegavam em tom de piada. Um grupo de amigas abusou da criatividade e aproveitou o sucesso do programa de TV ‘Master Chef’ para fazer graça com ‘comidas’. Sim, com duplo sentido, claro!

Na multidão ainda sobrou tempo para encontros pra lá de inusitadosAgência O Dia

Na Zona Sul, o mais irreverente do carnaval fez valer a máxima: “Quando o galo canta, o Suvaco levanta”. Este ano não foi diferente. Já na alvorada do dia as baianas acertavam os últimos detalhes nas roupas. O cordão conta ainda com o auxílio luxuoso de um grupo de costureiras para preparar roupas e adereços. Elas fazem parte do projeto Divinas Axilas, que conta com profissionais de comunidades do entorno do local do desfile, no Jardim Botânico.

Publicidade
Por lá, o mais comum são sempre grupos que combinam as fantasias. E aí sobra espaço para todo tipo de galhofa. Dali, os mais animados ainda partiram para o sertanejo ‘Chora, Me Liga’.