Por gabriela.mattos
Rio - A mais conhecida agremiação carnavalesca da terceira idade do país, o Bloco da Vida, de Volta Redonda, chega à ‘maioridade’. São 18 anos consecutivos de desfiles. Como presente, a disposição de seus 1.500 integrantes em mostrar o samba nos pés vai virar filme. Ainda em 2016 deve chegar aos cinemas a trajetória do grupo, com foliões de 55 a 95 anos.
“O média-metragem servirá de incentivo até para os jovens, em termos de garra, disposição e força de vontade”, orgulha-se o prefeito Antônio Francisco, criador e presidente de honra do bloco, que abre os desfiles sábado e terça-feira de Carnaval.
Publicidade
Para conquistar uma vaga no superbloco há uma batalha de confetes nos bastidores. Os componentes são selecionados entre 15 mil idosos que participam de projetos de lazer, esporte, saúde, cultura, educação e eventos sociais promovidos pela prefeitura. Os interessados em desfilar na Ilha São João, a Sapucaí de Volta Redonda, têm que participar regularmente das atividades.
Desfile de idosos com 15 mil foliões será filmeDivulgação

Os escolhidos passam por uma bateria de exames e devem ter atestado de saúde, principalmente o teste cardíaco. “Tenho meu atestado em dia. Estou com o coração novinho em folha”, gaba-se João da Silva, 78, morador da Vila Mury.

O Bloco da Vida terá 13 alas e quatro carros alegóricos. A bateria, com Clarete Patrocínio, 51, à frente, terá 75 componentes, a maioria entre 65 e 70 anos. O samba enredo tem o lema da cidade — “Flumen Fulmini Flexit. O rio ante o raio dobrou-se” — e conta a história de Volta Redonda. A gravação da música vencedora, de Reco do Cavaco, está disponível em um vídeo no site oficial do município (portalvr.com) e em CD.
Publicidade
“Vamos ter correria até a última hora, pois não é fácil fazer fantasias para tanta gente. Hoje temos cinco vezes mais componentes que o primeiro desfile, há 18 anos”, lembra o carnavalesco Paulo Bernardo, se referindo à estreia do bloco, com 300 idosos. Cinquenta pessoas, entre costureiras, aderecistas, bordadeiras e pessoal de acabamento, dão suporte ao bloco.
O Carnaval da cidade recebe ainda a bateria da Beija-flor de Nilópolis na terça-feira, na Ilha São João, onde também acontecem os desfiles dos blocos Cara de Leão e Os Caretas. A prefeitura espera receber 40 mil pessoas durante as festas.