Por gabriela.mattos
Musa Shaiene Cesário desfilou pela Rocinha nesta sexta-feiraDiego Valdevino / Agência O Dia

Rio - A Acadêmicos da Rocinha abriu o desfile do Grupo A na noite desta sexta-feira com 60 belos jovens de corpos sarados e pintados. Grande parte deles era fisiculturista. O abre-alas da agremiação representava os índios guerreiros no enredo ‘Nova Roma é Brasil, Brasil é Rocinha!’. “Os índios sempre tiveram um corpo atlético, sarado, pois caçavam e pescavam. Temos que representá-los com um corpo em forma”, disse Alessandra Silva, de 36 anos, professora de Educação Física, que estava com os seios pintados.

A ala das baianas veio representando as vendedoras de acarajé. “Tem que beber muita água e sambar com uma toalha nas mãos, por causa do suor”, disse Regina Motta, de 65 anos, há 15 como baiana. Ela também sai em mais três agremiações, incluindo a Renascer de Jacarepaguá, penúltima a desfilar nesta madrugada.

Atual campeã mundial de MMA, categoria peso pena, Cristiane Justino, a Cris Cyborg, 30, veio na “pele” de uma gladiadora em seu primeiro desfile na Sapucaí. “Represento o símbolo da vitória. A Rocinha sobe e será como a luta de nós, guerreiras.”
Publicidade
O último carro trouxe a velha guarda e, mais uma vez, uma “tribo” de saradões. “A ideia da escola e do carnavalesco Alex Oliveira é trazer atletas do mundo fitness para ‘lutar’ pela escola. Exploramos o corpo sem nudez”, disse o atleta Helder Santos, 30. Shaiene Cesário, musa da escola, perdeu sete quilos para desfilar como índia, usando a fantasia mata virgem. “A Rocinha tem tradição no samba e vai voltar para a elite (do Carnaval)”, disse a ex-participante de ‘A Fazenda’.
A Rocinha cumpriu o tempo do desfile, mas a arquibancada do setor 1 estava vazia. Mais seis escolas era esperadas ao longo da noite de ontem e da madrugada de hoje, “brigando” pelo título: Alegria da Zona Sul, Porto da Pedra, Acadêmicos de Santa Cruz, Unidos de Viradouro, Renascer de Jacarepaguá e Império da Tijuca.
Publicidade
Hoje, segundo dia do desfile das escolas da Série A, mais sete vão cruzar a Sapucaí. Quem abre o espetáculo é a União do Parque Curicica, com o enredo ‘Corações Mamulengos’. Quarta a entrar na Avenida, por volta da meia-noite, a tradicional Império Serrano trará o enredo ‘Silas Canta Serrinha’, em homenagem à história do Morro da Serrinha e sua herança africana. “Ao falar em Serrinha, pensamos primeiro no jongo, trazido da Angola”, disse o carnavalesco Severo Luzardo. 

A Caprichosos de Pilares desfilará a partir de 0h45 homenageando o jogador sérvio Petkovic. Com o tema ‘Tem gringo no Samba’, a escola prestigia os estrangeiros que fizeram sucesso no Brasil.

Penúltima a entrar, a Unidos de Padre Miguel usará um enredo que promete levar muita irreverência para a Sapucaí: ‘O quinto dos Infernos’, de autoria do carnavalesco Edson Pereira. A Vermelho e Branco contará a história dos impostos no Brasil.

Carro abre-alas da Rocinha trouxe integrantes fisioculturistas representando os índiosDiego Valdevino / Agência O Dia

?Com a estagiária Carolina Moura

Você pode gostar