Por caio.belandi

Rio - Está acabando, mas não acabou! O Rio de Janeiro aproveita o domingo pós-carnaval para se despedir em grande estilo da folia que atraiu milhões de pessoas para as ruas de todas as regiões da cidade.

O destaque do último dia é o tradicional Monobloco. Desde as 6h da manhã, o Centro do Rio recebe foliões para curtirem o desfile que fecha o carnaval, com o grupo comandado por Pedro Luís. O cortejo será na Rua Primeiro de Março, começando entre as ruas Buenos Aires e Rosário

Os 180 ritmistas terminam a folia em alto nível, com a mistura de ritmos que marca o bloco. Samba, funk, rock, frevo e forró estarão presentes no desfile, que irá tocar vários sucessos da música brasileira.

Maestro do bloco, Celso Alvim conta que espera um desfile tranquilo no 17° ano de Monobloco, e adianta que a rainha de bateria, a atriz e cantora Emanuelle Araújo, não vai só sambar. "Ela vai dar uma canja e cantar sucessos da época da Banda Eva e também música carioca. E temos o BNegão também, que veio do rap e está aqui com a gente".

Tradicional desfile do Monobloco costuma arrastar centenas de milhares de foliões pelas ruas do CentroEstefan Radovicz / Agência O Dia

A fonoaudióloga Dinalva Monteiro, de 63 anos, é fã do bloco e vem de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, curtir o batuque há anos. Ela e a irmã chegaram cedo para garantir um lugar e acompanhar o aquecimento dos ritmistas.

"A gente adora carnaval e vem por causa da energia positiva", afirma Dinalva, que torce para que o carnaval termine hoje. "Estamos achando que este ano o carnaval do Rio vai durar o ano todo."

Operadora de caixa em um supermercado, Elizângela Costa, de 35 anos, foi com o irmão e a cunhada para tentar lucrar com o bloco. Eles investiram R$ 700 em bebidas e esperam ganhar pelo menos o dobro.

"Trabalho no carnaval há quatro anos, e este ano senti muito a crise. Tem muito vendedor na rua, muita gente desempregada. E as pessoas não estão comprando menos", diz ela, que mesmo assim ganhou mais que o dobro de seu salário com as vendas.

Com uma placa de contagem regressiva, o comerciante mineiro Belmiro Costa, de 58 anos, anunciava que faltam 340 dias para o carnaval de 2018.

"Há 40 anos que eu faço essa placa é há 35 a trago para o Rio de Janeiro. Eu amo o carnaval. Venho para o Monobloco, vou no desfile das campeãs e sou Beija-Flor doente".

Confira aqui a lista dos blocos do último dia de carnaval

Além do Monobloco, mais 14 desfiles acontecem nesse último dia de carnaval. Para aproveitar até o último minuto, a prorrogação pode ser na Zona Sul. As 15h sai o Galinha do Meio-Dia, na Avenida Vieira Souto, esquina com Henrique Dumont, em Ipanema. As 16h, o Boka de Espuma desfila da Rua Marquês de Olinda, esquina com Rua Bambina, em Botafogo.

Na Zona Norte também tem último suspiro. Às 18h, acontece o desfile do Herdeiros da Vila, que se concentra no Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel, mesmo bairro onde o 7 de Paus se despede do carnaval do Rio, as 19h, na Rua Visconde de Abaeté. 

Com informações da Agência Brasil

Você pode gostar