Ala da União da Ilha - Alexandre Brum
Ala da União da IlhaAlexandre Brum
Por O Dia

Rio - O amor pela União da Ilha levou uma estudante de jornalismo a produzir um documentário de dentro para fora da agremiação da Zona Norte. Foram 10 meses de dedicação e pesquisas, com intuito de explorar e mostrar novos ângulos de um mesmo ambiente já conhecido por todos que amam o Carnaval.

CLIQUE PARA ASSISTIR AO DOCUMENTÁRIO

O vídeo de 15 minutos apresenta os pontos altos e baixos da escola, através de personagens que integram a União da Ilha e especialistas. "Definitivamente a escola faz a alegria do povo mas talvez pelo peso da

bandeira, infelizmente nunca foi campeã", conta a produtora do documentário, Larissa Albuquerque.

Outra proposta do curta é mostrar a participação da comunidade e o envolvimento dos insulanos no dia a dia da agremiação. Entre os entrevistados estão o atual presidente da União da Ilha, Djalma Falcão; a primeira porta-bandeira, Dandara Ventapane; o jornalista da Rádio Tupi, Marcos Frederico; o ex-carnavalesco e comentarista de Carnaval, Milton Cunha e o historiador, escritor e professor Luiz Antônio Simas.

O primeiro bloco aborda os pontos positivos da tricolor insulana (inclusive com depoimento personagens reais que comentam sobre a importância da agremiação em suas vidas), o segundo faz um contraponto do porque nunca venceu o carnaval e o terceiro traz os melhores desfiles na opinião dos entrevistados.

A história da Escola, grandes conquistas, a importância da comunidade na identidade da União da Ilha do Governador e outros diversos temas relacionados a agremiação da Escola, são abordados no curta-metragem de forma clara, compacta e objetiva.

Você pode gostar