Cada pessoa pode adquirir até quatro ingressos. Na ligação, deve ser informado o CPF, o dia do desfile e quantidade de bilhetes. - Fernado Grilli / RIOTUR
Cada pessoa pode adquirir até quatro ingressos. Na ligação, deve ser informado o CPF, o dia do desfile e quantidade de bilhetes.Fernado Grilli / RIOTUR
Por O Dia

Rio - O Carnaval de 2019 não vai ser igual àqueles que passaram. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) anunciou que a partir deste ano os jurados titulares serão conhecidos, somente, no dia da apuração, na Quarta-Feira de Cinzas, através de sorteio, na sede da Liesa.

Até então, o sorteio para definir entre os 54 jurados quais seriam os 36 titulares e quais seriam os 18 reservas acontecia no domingo, pouco antes do início do desfile do Grupo Especial. "Agora, todos serão titulares e somente na Quarta-Feira de Cinzas iremos divulgar os nomes daqueles que são titulares e seus reservas", explicou o presidente da Liesa, Jorge Castanheira.

Ele disse que o novo critério trará pouca modificação no julgamento dos quesitos das agremiações. Por outro lado, segundo o presidente da Liesa, a mudança aumenta a responsabilidade dos julgadores. "Antes, eles (jurados) já tinham uma grande responsabilidade na avaliação, mas todos sabiam quem era titular e reserva. Com a mudança somente após o sorteio é que será definida a titularidade dos julgadores. Creio que esta novidade dará um tempero a mais no desfile", afirmou. Castanheira garantiu que a modificação já foi aprovada pelo plenário e consta no regulamento deste ano.

Apesar de a Liesa afirmar que a alteração no regulamento foi aprovada pelos representantes de todas as escolas, ontem à tarde muitos sambistas desconheciam a modificação. Geralmente, o jurado é convidado por seu notável conhecimento acadêmico, artístico ou profissional e recebe uma ajuda financeira para assistir aos desfiles. Em 2017 e 2018 o valor era de R$ 4 mil. Para 2019, o pró-labore não foi divulgado. De acordo com as regras, o jurado pode assistir ao desfile acompanhado, mas não pode consumir álcool.

Importância dos suplentes

Um integrante de escola de samba, que pediu anonimato, explicou que até 2016 os jurados eram 36 (quatro para cada um dos nove quesitos: enredo, evolução, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegorias e adereços, harmonia, fantasias e samba-enredo). Porém, a partir de 2017 criou-se a figura do jurado suplente, aumentando para 54 o corpo (dois jurados reservas por quesito). A medida era preventiva, para o caso de algum dos jurados titulares passar mal ou dormir durante o desfile e deixar de dar nota para alguma escola. Assim, a avaliação do substituto passaria a valer.

Entretanto, um outro motivo sempre assombrou os organizadores do desfile e tornou-se forte argumento para que os nomes dos jurados não fossem tornados públicos antes do desfile: o suborno. "A preocupação existe e faz sentido. Por isso, os jurados são proibidos de manter contato com quem está fora do camarote e até quando eles precisam ir ao banheiro são acompanhados de perto por um segurança da Liesa", explicou o sambista.

O desfile do Grupo Especial das escolas de samba será nos dias 3 e 4 de março. Nos últimos dois carnavais, o resultado da apuração foi desrespeitado pela própria Liesa. Em 2017, por causa dos acidentes com as alegorias da Paraíso do Tuiuti e da Unidos da Tijuca, que mataram a jornalista Elizabeth Ferreira Jofre e deixaram dezenas de feridos, a Liesa, antes mesmo do resultado do julgamento, avisou que a última escola não seria rebaixada. No ano passado, Grande Rio e Império Serrano também foram beneficiadas pela virada de mesa.

Rainha de bateria é a nova capitão dos Bombeiros

No posto de rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense, a estudante de Direito e militar no Corpo de Bombeiros Flávia Lyra ganhou mais uma atribuição para se preocupar: ela foi oficializada como capitã da corporação. A mudança de patente é mais um desafio para Flávia que, mesmo com a rotina cansativa, consegue encontrar tempo para brilhar em todas as tarefas.

A rainha da escola de Ramos explica que a promoção marca a sua saída da classe de oficiais subalternos para o patamar de oficiais intermediários. "Até a forma que as pessoas olham para você é diferente, porque elas esperam mais de você. Elas já sabem que você tem aquele tempo de serviço suficiente para trazer maturidade para tomar decisões. Então, elas te atribuem responsabilidades mais pesadas, principalmente no administrativo, que é onde eu trabalho", destacou Flávia, que foi promovida no dia 25 de dezembro, conforme publicado pelo site Sambarazzo na semana passada.

O setor em que ela atua nos Bombeiros conta com cinco militares e ela revela: "com isso (a promoção), eu provavelmente, em um futuro não muito distante, me tornarei chefe do setor onde trabalho". Mesmo com o peso das novas responsabilidades, Flávia diz que encara tudo de forma "positiva e com otimismo" e acredita ser uma "oportunidade de mostrar competência". Quanto às reações de outros militares com a sua função de reinado na escola de samba, Flávia encara sem problemas e ainda brinca: "tem gente lá que diz até que vai comprar ingresso para me assistir".

Flávia Lyra garante que o público vai se surpreender com o desfile deste ano e ainda revelou a possibilidade da escola voltar com os ensaios de rua. "Tem muitos anos que a Imperatriz não faz. Eu acho bem legal porque é aquela oportunidade que a gente tem de interagir com a comunidade".

Outra novidade deve estar na fantasia que a rainha de bateria irá usar neste ano. O estilista Edmilson Lima, que já costurou para Luiza Brunet, está avisado: "Eu quero uma fantasia um pouco mais ousada, porque eu estou malhando muito pra usar sainha", brincou.

O tamanho da roupa, segundo ela, também é para melhorar a mobilidade na hora de dançar. A mais nova capitã do Corpo de Bombeiros deixa uma pista para quem vai acompanhar os desfiles: "Ela está bem dentro do enredo 'Me dá um dinheiro aí', mas eu não posso falar. O que eu posso dizer é que foi uma fantasia bem criativa, principalmente o material de que ela foi feita".

 

Você pode gostar
Comentários