Por *Rachel Siston

Rio - A Guarda Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes vão realizar, a partir desta sexta-feira, ações para levar segurança para crianças e adolescente durante o Carnaval. O objetivo é conscientizar e prevenir violações de direitos e crimes como a exploração sexual infantil, tráfico de pessoas e o consumo de bebidas alcoólicas e drogas.

Equipes do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) e do Conselho vão alertar sobre as formas de denunciar, distribuir 10 mil pulseiras de identificação e um folheto com dicas de segurança que pais e responsáveis devem adotar com as crianças nos dias de folia.

As ações vão acontecer no dia 1º no bloco Carmelitas, em Santa Teresa, dia 2 no bloco Sementes do Samba, em Vila Isabel, no dia 3 será no bloco "Fanfinha", em Botafogo, dia 4 no bloco "Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho", no Largo do Machado, e nos dias 5 e 9 no entorno do Sambódromo.

Carnaval na praia

Os foliões que querem aproveitar o Carnaval na praia vão poder contar com a ajuda do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) neste ano. O aplicativo Partiu Praia, que divulga as condições de banho de cerca de 300 pontos distribuídos por todo o litoral e praias de 22 municípios, agora informa a previsão do tempo, temperatura mínima e máxima e a melhor rota para chegar às praias, fugindo do trânsito.

A ferramenta também pode ser usada para procurar praias pelo nome ou bairro, municípios com praias monitoradas pelo órgão e a foto do local. Segundo o coordenador de Qualidade Ambiental do Inea, André Leone, o recurso tem o objetivo de trazer rápido acesso à informação.

"Os boletins de balneabilidade das praias do Rio e de Niterói são divulgados no Portal do Inea duas vezes por semana, mas os usuários podem ter acesso a mais esse serviço ao alcance de suas mãos", afirmou, Leone.

*Estagiária sob supervisão de Maria Inez Magalhães

 

Você pode gostar
Comentários