Mais Lidas

Empresa permite que cegos acompanhem os desfiles na Marquês de Sapucaí

All Dubbing oferece serviço de áudio para que pessoas com deficiência visual possam acompanhar os desfiles das escolas de samba

Por Jessyca Damaso

Ana Lúcia Motta, proprietária da All Dubbing, posa com mãe e filho cegos que acompanham o desfile na Sapucaí através do serviço oferecido pela empresa
Ana Lúcia Motta, proprietária da All Dubbing, posa com mãe e filho cegos que acompanham o desfile na Sapucaí através do serviço oferecido pela empresa -

Em uma das cabines da Marquês de Sapucaí, a empresa All Dubbing oferece um serviço para que pessoas com deficiência visual possam acompanhar os desfiles das escolas de samba.

"O trabalho consiste em descrever tudo o que acontece", explica Ana Lúcia Motta, 48, proprietária da empresa. "Como cada ala está passando, qual a roupa da porta-bandeira, os detalhes das alegorias...". "Nós somos os olhos do cego", completa. Dois tradutores trabalham narrando os elementos dos desfiles de dentro da cabine, e os deficientes conseguem escutá-los através de fones de ouvido.

Mãe e filho, ambos deficientes visuais, estão acompanhando os desfiles através do serviço oferecido pela empresa. "Eles transmitem em palavras o que nós não podemos ver. É maravilhoso", afirma Creuza Valdez, 63, mãe de Alan, 38. "Eu amo o samba, como todo bom carioca", confessa.

Para acompanhar o desfile desta forma, diz Ana Lúcia, "basta se inscrever na Secretaria da Deficiência e solicitar a credencial".

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia