Festa Literária da Portela vai promover debates, lançamentos, oficinas e apresentações musicais

Promovida pelo Departamento Cultural, primeira edição da FliPortela terá entrada franca, na quadra da escola, em Madureira, nos dias 20 e 21 de abril

Por O Dia

FliPortela acontecerá nos dias 20 e 21 de abril, na quadra da agremiação
FliPortela acontecerá nos dias 20 e 21 de abril, na quadra da agremiação -

Rio - A primeira edição da FliPortela, a Festa Literária da Portela, vai movimentar a quadra da Azul e Branco de Oswaldo Cruz e Madureira nos dias 20 e 21 de abril. Com entrada franca, o evento, que é pioneiro no universo das escolas de samba, vai promover debates, lançamento de livros, sessões de autógrafos, oficinas de leitura, contação de histórias, exibição de filmes, saraus, performances poéticas e apresentações musicais. A programação completa está disponível no site www.gresportela.com.br.

Idealizada pelo Departamento Cultural da escola, a FliPortela pretende celebrar todas as expressões artísticas em torno da palavra escrita, contada, cantada e falada. Tudo isso no mês em que escola está completando 96 anos de fundação. "A diversidade tem muitas cores" é o tema do evento.

Para tornar a FliPortela ainda maior, a agremiação está promovendo uma campanha de financiamento coletivo. A iniciativa, que viralizou nas redes sociais, já teve com a adesão de nomes como Monarco, Martinho da Vila, Moacyr Luz, Emanuelle Araujo, Marilia Trindade Barboza, Vagner Fernandes, João Baptista Vargens, Carlos Monte, Flavia Oliveira, Aydano André Motta, Luiz Antonio Simas, Eduardo Paes e outras personalidades.

"A Portela entende que o espaço da escola de samba pode ir além do grêmio recreativo: pode dar oportunidades, voz e ouvidos a quem não tem acesso à arte literária no seu cotidiano e estabelecer um diálogo intercultural entre o sambista e os demais produtores de cultura. Será uma grande oportunidade para se encantar, sonhar, pensar e se emocionar com os mundos que a palavra, em suas múltiplas formas, permite", explica o diretor cultural da Portela, Rogério Rodrigues.

Para o presidente Luis Carlos Magalhães, a FliPortela já representa um marco na história da escola. "O evento está superando todas as nossas expectativas. Já é um marco para a Portela, que é uma escola que não se preocupa só com o carnaval. Promovemos atividades culturais e projetos sociais durante o ano inteiro. Por isso, queremos convidar toda a comunidade e pessoas de toda a cidade para viverem um fim de semana inesquecível em nossa quadra. Tem programação para todas as idades", avisa. A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira.

Serviço:

1ª FliPortela (Festa Literária da Portela). Datas: 20 (sábado) e 21 de abril (domingo). Horário: Sábado, das 9h às 21h; domingo, das 9h às 16h. Local: Quadra da Portela. Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira, Zona Norte do Rio. Classificação: livre. Entrada franca. Informações: 3217-1604. OBS: Haverá venda de bebidas e petiscos dentro da quadra

Comentários