Por tabata.uchoa

Rio - Se a primeira impressão é a que fica, Mariana Ximenes é sucesso garantido. A atriz vai hipnotizar o público como a vedete Aurora Lincoln, de ‘Joia Rara’, próxima novela das 18h que estreia dia 16 de setembro, na Globo. Louríssima, coberta de plumas e paetês, ela deixou os primeiros espectadores de queixo caído na coletiva de imprensa da novela, segunda-feira no Projac, tamanha a beleza e o poder de sedução da personagem.

Estrela do Cabaré Pacheco Leão%2C a atriz treinou pesado para a cena de levitaçãoDivulgação

Ela é brasileira, vive em Paris e chega ao Rio na segunda fase da trama — que se passa nos anos 40 —, como a principal estrela do Cabaré Pacheco Leão, inspirado no Moulin Rouge, para rivalizar com a veterana Lola Gardel (Letícia Spiller). Em uma das performances, Mariana canta e dança o clássico ‘Fever’, e ainda soltará a voz em ‘La Vie En Rose’ e ‘Hit The Road Jack’.

“Nunca cantei nem fiz um musical. Então cantar, em francês e em inglês, é o mais difícil. Francês eu não domino ainda, mas estou aprendendo. Eu não quero ser cantora, só estou sendo uma atriz que canta. Estou fazendo aulas há dois meses. É a minha voz mesmo que vai para o ar, não tenho dublê”, avisa a atriz, que visitou vários cabarés na capital francesa, por 12 dias, para pesquisar. “Vi de tudo, dos mais tradicionais aos contemporâneos. Usei como inspiração e para treinar o francês. A Dita Von Teese (artista burlesca) eu não vi ao vivo, só em DVD. Ela é uma referência”, diz.

Na história, Mariana tem a sensualidade elevada à quinta potência: “Ela é uma dançarina de cabaré, então eu não tinha outra opção senão fazer direito”. As cenas performáticas de Aurora ainda terão fogo, água e levitação. “Eu treinei muito. Não tinha visto o resultado. A novela é absolutamente deslumbrante. Senti um impacto na hora”, vibra.

Atriz vai hipnotizar o público como a vedete Aurora LincolnDivulgação

Irônica e leviana, ela não viverá apenas de glamour. Aurora vai se apaixonar por Davi (Leandro Lima), um ex-pracinha que voltará da guerra paraplégico: “Será o contraponto dessa mulher cheia de vida, espevitada, que canta, dança”. Duca Rachid explica que ela e Thelma Guedes (autoras) gostam de trabalhar com essas contradições. “Aurora é uma mulher linda, poderosa, mas que vai se encantar por um cara que tem limitações. Ela que vai tirá-lo da baixa autoestima, da vitimização. Vai ajudá-lo sem ter a menor compaixão por ele”, adianta Duca.

Uma das vertentes da trama é o desapego do protagonista Franz (Bruno Gagliasso), que largará a vida de luxo e riqueza para viver com seu grande e pobre amor, Amélia (Bianca Bin). Mariana admite que também fez sacrifícios por uma paixão: “Já fiz loucura por amor, mas não conto. Por mais que a gente esteja em 2013, com toda modernidade e tecnologia, eu prefiro acreditar que pode existir um amor assim”.

Sentimentos à parte, para manter esse físico invejável, Mariana faz musculação, ioga, dança e movare, novo método corporal criado pela psicóloga clínica Malu Damasceno. O cabelo ficou platinado: “Demorei para me adaptar, mas agora estou gostando. Só que dá um trabalho... É muita hidratação”.

A novela também marca os 15 anos de Ximenes na Globo e uma feliz coincidência: a diretora Amora Mautner fez o primeiro teste dela. “Estou voltando a trabalhar com a pessoa que me descobriu”, comemora a atriz.

Você pode gostar