Rio - A cantora curitibana Thaís Gulin é, provavelmente, uma das mulheres mais invejadas no Brasil. Não só porque dividiu os vocais da canção ‘Se eu Soubesse’ com Chico Buarque, gravada no disco ‘Chico’ (2011), do cantor e compositor. Ou porque foi para ela que ele compôs ‘Essa Pequena’, do mesmo álbum, em que diz, entre outros versos: “Não canso de contemplá-la”.
A mulherada morre de inveja mesmo é porque, além disso tudo, hoje, quando Chico completa 70 anos, é dela, sua namorada há três anos (ao menos, oficialmente), que ele vai receber o beijo de parabéns.
“Chico Buarque é um dos grandes compositores deste mundo. Um dos meus preferidos, sem sombra de dúvidas. Suas composições são de uma beleza rara. Seu charme é incomparável”, derrete-se Gal Costa, para muitos a maior cantora do Brasil. Ela é uma das famosas que deram os depoimentos sobre o artista no final desta matéria.
O cantor está em Paris, segundo amigos, terminando seu próximo romance, previsto para sair em setembro, pela Companhia das Letras. Mas, por aqui, diversos lançamentos comemoram as sete décadas de vida e cinco de carreira do eterno menino tímido dos olhos cor de ardósia.
A Universal lança a caixa ‘De Todas as Maneiras’, com os 22 primeiros discos de Chico (de 1966 a 1986). Além disso, a gravadora pôs à venda no iTunes esta semana todas as músicas que fazem parte de seu catálogo. O espetáculo ‘Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos’, de Claudio Botelho e Carlos Möeller, apresentado recentemente, acaba de ter a trilha — só de músicas de Chico Buarque — lançada pela Biscoito Fino, em forma de CD duplo.
O musical ‘O Grande Circo Místico’, com direção de João Fonseca e trilha de Chico e Edu Lobo, segue em cartaz no Theatro Net Rio, e vai virar filme de Cacá Diegues no ano que vem. Já Miguel Faria Jr. prepara um documentário sobre Chico, também previsto para 2015. ‘Os Saltimbancos Trapalhões’ vai ganhar os palcos, pelas mãos de Möeller e Botelho. A ‘Ópera do Malandro’ volta a ser encenada, com direção de João Falcão.
E sai ainda em 2014 o DVD ‘Samba Social Clube’, gravado em março na Fundição, com nomes como Fundo de Quintal e Martinho da Vila cantando músicas de Chico.
Confira o que as mulheres têm a dizer sobre Chico Buarque:
Gal Costa, cantora
Chico Buarque é um dos grandes compositores deste mundo. Um dos meus preferidos, sem sombra de dúvidas. Suas composições são de uma beleza rara. Seu charme é incomparável. Adoro cantar sua músicas. Viva Chico! Parabéns e muitos anos de vida e inspiração.
Ana Carolina, cantora
O Chico é um dos maiores letristas do mundo , suas canções são incríveis, desde aquelas que assobiamos, como 'A Banda', até as mais recentes, como 'Querido Diário', 'Porque Era Ela, Porque Era Eu', 'Cecília' e 'Iracema Voou'. Todas são sensacionais! Salve Chico!
Tainá Müller, atriz
Chico tem aquela aura de mistério dos homens de poucas palavras faladas e muitos versos escritos a lápis. Não conheço pessoalmente, porém entendo a admiração que atravessa décadas. A beleza dos olhos azuis somada à sensibilidade que aflora de um sofisticadíssimo intelecto fazem de Chico um muso à altura das batalhadoras desse país.
Gaby Amarantos, cantora
Ele tem um que de cafajeste inocente, sabe? Ele consegue ser macho e ter uma extrema sensibilidade em relação à alma feminina, os homens de todas as gerações têm muito a aprender com ele.
Fernanda Young, escritora
Sou fã. Aprendi a escrever, em boa parte, por causa de suas músicas. As mulheres são retratadas em sua dor, beleza, força. Ele canta em primeira pessoa algo que é secreto, íntimo, frágil, na mulher. Como se soubesse de tudo. E sabe. Por isso as mulheres o amam. Em sua poesia, Chico Buarque demonstra entender a mulher. E isso é algo que todas querem. Afora ser um homem belo e tímido. O que também instiga o desejo feminino.
Thalita Rebouças, escritora
Sou muito fã, desde os 14 anos de idade. Dizer que ele consegue traduzir em versos a alma feminina é tão clichê, mas tão verdade... E não é só o lado romântico das mulheres, como prova 'Meu Guri', uma pérola. Sou completamente apaixonada e me acabo de chorar ouvindo as músicas. E ele ainda faz músicas para crianças tão geniais quanto as para adultos!!! Posso falar hooooras sobre a obra dele. Percebeu, né?
Érika Martins, cantora
O que bate para mim são as letras, ele escreve de uma forma realmente feminina. A ótica é feminina, as questões são totalmente do nosso universo. Não conheço nenhum outro compositor brasileiro que consiga se transmutar tão intensamente para o nosso lado. E é tão 'mulherzinha' que acho até minucioso, como só uma garota saberia fazer. Tudo é detalhado, mesmo o que poderia ser dito rapidamente leva um tempo, detalhe e sensação por sensação.
Paula Lima, cantora
Chico nos encanta por entender a alma feminina, muitas vezes mais que nós mesmas... É profundo, verdadeiro, detalhista... Poético, sonoro e um homem, um compositor, um gênio apaixonante...! Chico, I love you! Obrigada e parabéns!
Dani Suzuki, atriz
Gosto muito dele. Curti muito quando era mais nova, tem várias músicas que gosto. Agora, com filho, eu tenho ouvido muito 'Os Saltimbancos'.