Por karilayn.areias
Glória participou da transmissão do Oscar na GloboRenato Wrobel/Globo

Rio - Sem pisar no tapete vermelho de Los Angeles, Glória Pires foi a grande sensação do Oscar 2016. E como as redes sociais não poupam ninguém, os comentários econômicos da atriz na transmissão da Globo, além do desconhecimento sobre alguns concorrentes à mais cobiçada estatueta do cinema mundial, foram parar nos trending topics do Twitter e viraram memes compartilhados à exaustão na internet. Até mesmo o perfil do Bolsa Família no Twitter usou a frase de Glória para responder a uma internauta que fez críticas ao programa: “Miga, sua louca, se você não conhece as regras do #BolsaFamília, é melhor fazer a Glória Pires do q dizer bobagem.”

Diante de tamanha repercussão, a atriz também usou a web para dar sua versão sobre o rebuliço que causou na noite de domingo. “Não estou fazendo este vídeo como resposta a ninguém, apenas eu queria esclarecer algumas coisas. Achei os memes superinteressantes, supercriativos. É maravilhoso ter uma ferramenta que te traga a oportunidade de brincar e se divertir. Sou séria, sincera, vi a maioria dos filmes e não poderia ser diferente. Não sou comentarista, sou atriz, estava ali participando como se estivesse na minha casa com os meus amigos. Agradeço a todo mundo que se manifestou. Quero tranquilizá-los, não estou doente, estou bem. Adorei os memes, achei superbacana”.

Antes mesmo que o vídeo de Gloria fosse divulgado no início da tarde de ontem, Cleo Pires havia manifestado o seu apoio à mãe no Instagram. A atriz compartilhou a tirinha publicada pelo ilustrador Felipe Guga que dizia: “Aprendam com a Glória Pires: Em vez de falarem asneira, digam ‘não sei opinar’”. Em seguida, cobriu a mãe de elogios. “A mais linda da noite. Divando e abusando”. 

Mas se como comentarista Glória Pires é excelente atriz, o que sobrou mesmo foram críticas. Algumas sutis, como a de seus colegas de emissora. No ‘Mais Você’, Ana Maria Braga, disparou. “Trouxemos o Leandro Hassum para comentar o Oscar e ele viu todos os filmes indicados”. Em seu site, o autor Aguinaldo Silva ironizou. “Esse ano o Oscar foi bem mais interessante e não só pelos comentários da Glória Pires na Globo”.

Do ponto de vista do Ibope, que teve leve alta em comparação com o ano passado — passou de 8,8 a 9,1 em São Paulo — dá para pegar carona no vocabulário ‘oscariano’ de Glória e dizer que a transmissão da Globo foi ‘bacana’.  

***

Gloria Pires falou para O DIA o que não falou durante a exibição do Oscar 2016, na Globo. Em entrevista exclusiva, ela comentou seus hábitos de ir ao cinema e recordou a vez que concorreu à estatueta, em 1996, com o filme ‘O Quatrilho’. 

Glória, qual sua relação com o cinema? Você é daquele tipo que vê muitos e muitos filmes diariamente? Está sempre atualizada com as novidades? Vê o filme que gosta mais de uma vez?
Adoro cinema! Só não vou diariamente por falta de tempo.

Como você está se preparando para essa transmissão? Já viu todos os filmes? De qual mais gostou?
Sim, estou vendo o máximo de filmes possível. Alguns não chegam ao Brasil, mas procuro assistir a todos que der.

Costuma assistir ao Oscar em casa? É sua premiação preferida?
Há muitos anos eu não assisto.

O que acha do #OscarSoWhite? Concorda com as críticas sobre ausência de negros na festa?
Não acompanhei a polêmica.

O que podemos esperar da Gloria comentarista?
A visão e as opiniões da minha experiência como atriz. Não sou comentarista.

Você já esteve no Oscar por conta de ‘O Quatrilho’. Que lembranças guarda da festa?
Foi um dia que começou bem cedo. Nos arrumamos, fomos a um almoço onde estavam todos os concorrentes estrangeiros e depois seguimos para o teatro. Pegamos um engarrafamento enorme no caminho! Fazia frio e eu estava muito ansiosa.

Reportagem Eduardo Minc e Regiane Jesus

Você pode gostar