Por tabata.uchoa

Rio - Quando Cristiana Oliveira tinha 36 anos, deu à luz Antônia (além dela, a atriz é mãe de Rafaella), fruto do relacionamento com Marcos Sampaio. O momento de felicidade deu lugar a uma angústia. “Entrei em uma depressão pós-parto, me tratei, minha irmã morreu, me separei do pai da Antônia. Fiz tratamento só de terapia, não tomava remédio. Na época, fazia terapia de segunda a sábado. Isso salvou minha vida, sou muito grata até hoje. Passou e nunca mais tive depressão”, recorda.

Cristiana Oliveira vive a personagem Mara em 'A Terra Prometida'Ricardo Penna / Divulgação

Depois, Cristiana enfrentou outra dificuldade. Mesmo contratada da Globo, a atriz não era chamada para novos trabalhos. “Fiquei uns três anos sem fazer nada, ficava triste apesar de ganhar um ótimo salário. Questionei: será que ninguém gostava do meu trabalho?”, relembra.

Hoje em dia, aos 52 anos, isso tudo ficou no passado. Cristiana Oliveira está radiante com as filhas, e com o netinho, Miguel, de 3 anos, filho da primogênita Rafaella. “Ele é o amor da minha vida. Mas não me intrometo na educação dele”, garante. E no campo profissional, ela se diverte interpretando a pessimista e amarga Mara, de ‘A Terra Prometida’, sua primeira novela na Record.

EFEITO SANFONA
A atriz também deixou para trás a enorme cobrança que fazia consigo mesma acerca do próprio peso. “Me aceito do jeito que sou. Existem diversas formas de beleza. Gostaria de perder alguns quilos. Às vezes, me angustio um pouco me vendo na TV porque a imagem me aumenta muito às vezes, não fico querendo ser o que não sou”, conta.

Pesando 73 kg, Cristiana lembra que, quando jovem, tinha disposição para ficar horas malhando em busca da melhor forma física. Hoje, sua mentalidade é outra. Ela prefere se dedicar à família e ter uma vida mais leve do que viver em busca de um estereotipado padrão de beleza.

“Não tenho saco para isso. Meu corpo mudou com a menopausa. Se eu deixar fico com o corpo da personagem Araci, da novela ‘Insensato Coração’, da Globo. Se eu comesse normalmente, seria como ela e pesaria uns 90 kg”, frisa. Cristiana faz uma alimentação saudável para manter a forma. Sem lactose, sem carne vermelha, sem glúten. “Mais do que isso é um pouco que agressão. E quando me dá uma loucura como uma carninha, sem ser radical”, entrega, entre risos.

MORTE E CÂNCER
O que tira o sorriso do rosto da atriz é quando ela se lembra da morte de uma de suas irmãs, Beatriz, em dezembro do ano passado. “Ela estava prestes a fazer 60 anos e estava com festa encomendada, convites entregues. Ela teve câncer no pulmão, sofri muito. Até hoje sinto muita falta dela”, lamenta. “Me preocupo com o câncer. Chega uma determinada idade que a gente fica mais atenta. Faço exames periodicamente, me cuido e também cuido das minhas filhas”, completa.

RELACIONAMENTOS
Solteira — ela já foi casada com Fábio Assunção e namorou o ex-Polegar Rafael Ilha —, Cristiana conta que está em uma fase mais caseira, de cinema, teatro, jantar fora. “Chega uma hora que a pessoa que tem menos vivência vai querer viver uma coisa da idade dela, e a mulher mais madura pode se sentir incomodada. Ou quando o homem é mais velho e a mulher é mais nova”, acredita.

Segundo a atriz, não existe regra em relacionamento. “Se existisse, as pessoas estariam mais felizes e não haveria tantas separações. Falta paciência, parcimônia e enxergar o outro. As pessoas estão cada vez mais individualistas”, observa.

Apesar de ser contra a “cobrança midiática da eterna juventude”, Cristiana não abre mão de procedimentos estéticos.

“A única coisa que faço, constantamente há 17 anos, é aplicar botox no nariz e na testa entre as sobrancelhas. Às vezes, tem gente que fala: ‘Nossa, ela está esquisita’. Eu fico uma arara porque se eu colocasse no rosto inteiro e me transformasse, ficaria calada. Mas quando coloca botox no nariz, ele dá uma engrossada. Quando eu era mais jovem, ele era mais fininho, mas aí ele foi aumentando por causa do inchaço. Mas não suporto ruga no nariz e nem o franzido”, observa. E já fez plástica? “Nunca fiz plástica. Já coloquei silicone no peito. Mas plástica acho que por enquanto não preciso fazer”, completa.

SAÍDA DA GLOBO E “BRONCA”
A atriz não guarda nenhuma mágoa da antiga emissora onde ficou por 22 anos. “Sempre me dei muito bem lá e tenho amigos maravilhosos. Saí com portas abertas”, defende. Mas se a saída foi tão tranquila, o começo foi com uma bronca de Gloria Perez. Recém-saída da Manchete, onde viveu a protagonista Juma, de ‘Pantanal’, Cristiana estreava na Globo como Paloma, a mocinha de ‘De Corpo e Alma’. “A Gloria disse que entendia a minha falta de experiência como atriz, mas que eu precisava me exercitar como intérprete”, conta.

Após o “puxãozinho de orelha”, a atriz teve aulas de coaching com Bibi Ferreira e não parou mais de estudar. Ela conta que já teve um fracasso retumbante. Foi em ‘Amazônia’ (1991), minissérie da Manchete. Ela viveu Mila/Camille, uma cortesã do século XIX. “Amei fazer, mas uma pena que não fez sucesso algum”, revela, aos risos.

A TERRA PROMETIDA
Com 27 anos de carreira e em seu primeiro papel na Record, Cristiana se surpreende com as atrocidades faladas e cometidas por sua personagem. É que, na trama de Renato Modesto, Mara (Cristiana) é ardilosa, ambiciosa, falsa e manipuladora. O sonho dela é separar a filha Ioná (Day Mesquita) do genro Elói (Cláudio Gabriel), que ela detesta, e consiga um marido mais rico. “Ela é uma falsiane em um extremo tão grande.

Sabemos que existem pessoas assim. Todo mundo conhece um hipócrita, mentiroso, arrogante. Quem não conhece uma sogra que inferniza a vida da mulher do filho ou do marido da filha? São coisas humanas e atemporais”, salienta.

Pela sinopse original de ‘A Terra Prometida’, Mara passará a cultuar deuses pagões para conquistar seus objetivos e se transformará em uma feiticeira. Só que Cristiana não viu nada parecido nos capítulos que já recebeu. Mas a atriz frisa: “A Mara ainda vai aprontar muito”.

Você pode gostar