O cantor Michael Jackson - Internet
O cantor Michael JacksonInternet
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Rio - Dez anos após sua morte, Michael Jackson continua sendo destaque nos noticiários. O lançamento do documentário Leaving Neverland ("Deixando Neverland", em português) deixou a família do 'Rei do Pop' furiosa após as acusações de abuso sexual.

A produção traz os relatos de Wade Robson e James Safechuck, que alegam terem sido abusados por Michael quando tinham apenas 7 anos e 10 anos, respectivamente. A família de Michael, então, rebateu as acusações contra o cantor em um comunicado oficial. "Os dois acusadores testemunharam sob juramento que esses eventos nunca ocorreram. Eles não providenciaram nenhuma evidência independente e absolutamente nenhuma prova para sustentar suas acusações, o que significa que o filme inteiro depende apenas da palavra de dois mentirosos", diz a nota.

No julgamento, Robson testemunhou que dormiu no quarto de Michael diversas vezes, mas que o cantor nunca lhe molestou. Safechuck fez declarações semelhantes aos investigadores. No entanto, eles voltaram atrás e registraram novas acusações contra Michael em 2013, alegando que o estresse e o trauma lhes forçaram a encarar a verdade e admitir que foram abusados sexualmente.

Além disso, o comunicado critica a postura do diretor Dan Reed de não entrevistar outros personagens além de Robson e Safechuck: "Ao optar por não incluir nenhuma dessas vozes independentes que pudessem desafiar a narrativa que ele estava determinado a vender, o diretor negligenciou a checagem de fatos para que pudesse elaborar uma narrativa tão grosseiramente unilateral que os espectadores nunca chegassem perto de um retrato equilibrado".

Dividido em duas partes com duas horas cada, o documentário foi exibido no Festival Sundance na última sexta-feira, 25, e deve chegar ao HBO ainda no primeiro semestre.

Leia o comunicado completo, publicado no site Deadline:

"Leaving Neverland não é um documentário, é um tipo de assassinato de personagem de tabloide que Michael Jackson suportou durante a vida, e agora na morte. O filme usa alegações não corroboradas que supostamente aconteceram 20 anos atrás e tratam isso como fato. Essas reclamações foram a base de ações judiciais movidas por esses dois mentirosos admitidos que foram recusadas por um juiz. Os dois acusadores testemunharam sob juramento que esses eventos nunca ocorreram. Eles não providenciaram nenhuma evidência independente e absolutamente nenhuma prova para sustentar suas acusações, o que significa que o filme inteiro depende apenas da palavra de dois mentirosos.

O diretor admitiu no Sundance Film Festival que limitou suas entrevistas apenas a esses acusadores e suas famílias. Ao fazê-lo, ele intencionalmente evitou entrevistar várias pessoas ao longo dos anos que passaram um tempo significativo com Michael Jackson e afirmaram sem ambiguidade que ele tratava as crianças com respeito e não fazia nada de mal a elas. Ao optar por não incluir nenhuma dessas vozes independentes que pudessem desafiar a narrativa que ele estava determinado a vender, o diretor negligenciou a checagem de fatos para que pudesse elaborar uma narrativa tão grosseiramente unilateral que os espectadores nunca chegassem perto de um retrato equilibrado.

Por 20 anos, Wade Robson negou no tribunal e em inúmeras entrevistas, inclusive depois da morte de Michael, que ele era uma vítima e afirmou que estava agradecido por tudo que Michael havia feito por ele. Sua família se beneficiou da gentileza, generosidade e apoio à carreira de Michael até a morte de Michael. Convenientemente deixado de fora de Leaving Neverland foi o fato de que quando Robson foi negado um papel em uma produção do Cirque du Soleil com tema de Michael Jackson, suas alegações de assalto surgiram de repente.

Somos extremamente simpáticos a qualquer vítima legítima de abuso infantil. Este filme, no entanto, faz um desserviço às vítimas. Porque apesar de todas as negações dissimuladas feitas que isso não é sobre dinheiro, sempre foi sobre dinheiro - milhões de dólares - que remonta a 2013, quando Wade Robson e James Safechuck, que compartilham o mesmo escritório de advocacia, lançaram suas alegações malsucedidas contra o Michael Estate. Agora que Michael não está mais aqui para se defender, Robson, Safechuck e seus advogados continuam seus esforços para alcançar notoriedade e um dia de pagamento, sujando-o com as mesmas alegações de que um júri o considerou inocente quando ele estava vivo."

Você pode gostar
Comentários