Aretha Oliveira e Fernanda Souza - Divulgação
Aretha Oliveira e Fernanda SouzaDivulgação
Por O Dia
Rio - As atrizes Aretha Oliveira e Fernanda Souza, iniciaram o projeto Trajetórias Pretxs que Inspiram, que visa conscientizar sobre o racismo e levar esperança com histórias de pessoas anônimas que viveram grandes superações e atualmente são exemplos para outras pessoas. Por meio do perfil do Instagram da Fernanda Souza, Aretha entrevista, em formato de live, homens e mulheres que, de alguma forma, atribuíram novo significado a acontecimentos marcantes em suas vidas, superaram problemas, preconceitos e os empecilhos encontrados pelo caminho.

"A ideia nasceu por causa da minha angústia em ver nos noticiários, histórias sobre o racismo de forma muito contundente. Como não bastasse o momento que estamos vivendo por conta da pandemia, ver os nossos sofrendo me causou repulsa. O meu desejo era entregar outro tipo de informação, para lembrar que somos muito mais do que esse monte de tragédia. Proporcionar um pouco de esperança para que as pessoas não entrem no desespero, que eu mesma estava entrando, e que elas consigam encontrar forças para resolver questões próprias", diz Aretha Oliveira.
Segundo a atriz, o objetivo também é mostrar para as pessoas não negras, que começaram a se interessar mais pela luta contra o racismo, a realidade que as pessoas pretas vivem e quais são seus desafios, para entender o que elas podem fazer concretamente para ajudar na causa. Foi esse o contexto que fez com que a atriz Fernanda Souza entrasse para o projeto. "Há muito tempo a Fê queria fazer algo pela causa, e em um bate-papo despretensioso, onde eu falei sobre o meu desejo, ela sentiu que poderia somar cedendo sua rede social para ser o canal de disseminação das histórias e amplificar, ainda mais, histórias tão potentes", explica Aretha. Fernanda Souza possui atualmente mais de 22 milhões de seguidores em seu perfil do Instagram.

O projeto, que teve início no dia 4 de julho, já contou com duas participações. A primeira entrevistada foi da Dra Erica Toledo, que cresceu em um internato e, aos 14 anos, ao sair de lá, teve que enfrentar os problemas da família, perdeu a mãe e a avó e, sem se encaixar em nenhum outro lar, e aos 16 anos foi morar sozinha. A paulistana fez duas faculdades, exerce sua profissão de advogada empresarial trabalhista.

Kenia Aquino foi a segunda entrevistada, que descobriu quando criança que queria ser comissária de bordo. A desconfiança relacionada à sua capacidade surgiu dentro da própria casa. Mesmo assim seguiu em frente, mas deparou com uma realidade que a fez adoecer, o racismo nada velado vivido a bordo. A aeromoça criou um coletivo que visa ajudar tripulantes negros.

As histórias chegam pela rede social da Aretha Oliveira e a seleção fica por conta dela e da Fernanda Souza, que debatem e decidem juntas quem será o próximo entrevistado. "A ideia é selecionar pessoas com perfis variados para que muitas pessoas se identifiquem com diferentes questões e se inspirem nelas", finaliza Aretha.