Rafa KalimannFotógrafo: Vagner Carvalho

Rio - Desde 2014 o mês de setembro se tornou uma data onde profissionais da saúde, celebridades e pessoas que passaram por alguma situação relacionada, passaram a fazer campanhas para conscientizar sobre esse assunto tão delicado, porém extremamente necessário. Diante da importância do assunto, Rafa Kalimann resolveu falar em suas redes sociais, de forma prática, principalmente para os jovens, sobre assuntos como depressão, pânico, ansiedade e estresse. Entram no papo também como prevenir esses estados e alguns pontos que possam desencadear tais atitudes.


“Hoje mais de 1 milhão de mortes são acusadas por ano por suicídio, e ainda existem muitos tabus que limitam os pedidos de ajuda e a procura pela ajuda certa. Abordar esse assunto ajuda para que se consiga identificar os sinais de quem está passando por momentos difíceis e evitar que uma pessoa chegue a esse estágio de desespero", diz Rafa.

Durante todo o mês de setembro, Rafa Kalimann receberá convidados como Lucas Lucco, Maísa, Deive Leonardo, e claro, profissionais da saúde que debaterão sobre esse assunto tão sério para tentar ajudar e conscientizar uma população que sofre com traumas como conflitos familiares, não aceitação, discriminação, dificuldades financeiras, e principalmente como e onde procurar ajuda e identificar sintomas.
“Muitas pessoas têm, mas não sabem de onde vem o desespero, a angústia, o pânico, enfim, tudo que resulta em uma doença que mata silenciosamente e leva à atos como o suicídio, e isso é muito sério, precisamos falar mais disso”, fala Rafa.

Além dos bate papos em suas redes, Rafa lançará pequenos desafios semanais e alguns relatos nos vídeos. “É essencial ajudar ao próximo, é humano. Não podemos cruzar os braços e fingir que nada acontece. O que eu puder fazer para ajudar, farei. E nada melhor do que usar a minha ferramenta de trabalho, que graças a Deus alcança muita gente, para levar informação e um pouco de carinho”, completa.