Livro 'Marina nada morena' será lançado domingo no Leblon

Obra trata de forma lúdica e poética situações delicadas na infância, como a separação dos pais e a relação com o mundo

Por O Dia

Rio - Marina, que de morena não tem nada, está longe de ser aquela 'Marina morena que se pintou', da famosa canção de Dorival Caymmi. A ruiva tem as bochechas sardentas, mas o cabelo é assim meio cor de xarope, conta a autora logo na primeira página. Bastante curiosa e criativa, Marina, coleciona palavras, tem nomes prediletos, amigos imaginários e gosta de pensar histórias de nuvem para passar o tempo. É só meio filha única, só meio caçula… porque o pai da Marina antes de casar com a mãe da Marina, já tinha um filho, o Rafa.

Aos oito anos, seus pais se separaram, ela mudou de casa e não parecia se sair tão bem na escola; até que ganhou um melhor amigo para chamar de seu, o Lucas – assim seu mundo imaginário ganhou um céu de estrelas e muitas novas histórias para contar.

Mesmo com esse turbilhão de pensamentos comuns da idade, a escritora Vanessa Balula enfatiza que essa Marina é 'bem diferente'. As peripécias dos personagens e o universo lúdico criado pela protagonista poderão ser conferidos no livro Marina nada morena, da Bolacha Maria Editora, primeira obra literária da autora, e que ganha seu lançamento no próximo domingo, dia 30 de setembro, às 11 horas, na Livraria Argumento, no Leblon, Zona Sul do Rio.

A história, antes de ser lançada nas livrarias, pode também ser assistida em sua versão para o teatro. A adaptação para os palcos, feita também por Balula, está em cartaz no Teatro das Artes, na Gávea, até 28 de outubro, e tem direção de Ernesto Piccolo, com Mel Maia no papel da protagonista, e Cauê Campos como seu melhor amigo, o pequeno Lucas. E ganhará os palcos em outras capitais ainda esse ano.

Para a autora, a história tem muitos pontos que poderão também envolver facilmente os adultos.

“O universo da Marina tem muitos ecos da dinâmica familiar e do olhar de sua família e seus laços sobre o mundo e esse é o grande lance do texto: o encontro da emoção dos pais com seus filhos. É um reencontro da lembrança com a surpresa boa de se identificar com os personagens e sua história”, explica Vanessa, que apresenta no livro, a relação da Marina e seus vínculos com o mundo e situações que a cercam.

SERVIÇO

"Marina nada morena"

Lançamento – dia 30 de setembro, domingo às 11 horas

Livraria Argumento – Rua Dias Ferreira 147 – Leblon.

No lançamento a história será contada e cantada por Ana Luisa Lacombe.

"Marina nada morena" (Bolacha Maria Editora, 116 pp, R$ 48,00), da escritora Vanessa Balula com ilustrações de Taline Schubach e grafismos de Reginaldo Barbosa

Capa e projeto gráfico: Reginaldo Barbosa e Vanessa Balula.

 

Últimas de Show e Lazer