Show: Byafra lança romance e canta sucessos no Rival - Divulgação/Livio Campos
Show: Byafra lança romance e canta sucessos no RivalDivulgação/Livio Campos
Por RICARDO SCHOTT
Sabe a música 'Sonho de Ícaro', grande sucesso de Byafra? Virou livro. 'Voo de Ícaro', livro de não-ficção escrito por ele ao lado do jornalista Pínheiro Junior, ganha lançamento no show do cantor nesta sexta-feira às 19h30 no Teatro Rival. O lançamento é uma das atrações da apresentação do cantor, que também se chama 'Voo de Ícaro'.
"Vou cantar vários sucessos meus e também músicas de Ritchie, Vinicius Cantuária, Lulu Santos, Guilherme Arantes, Marcelo", conta o cantor. "E vamos ter a participação do Jorge Ventura, que é um ator e poeta que é muito importante nesse movimento dos saraus que estão sendo espalhados pelo Rio".
Publicidade
'Sonho de Ícaro' não é uma composição de Byafra - é do guitarrista Pisca, com letra de Claudio Rabello. No livro, o cantor pegou a história original e trouxe para a realidade brasileira. "Não digo que é o Brasil, mas as coisas são bem parecidas com o país no livro. A história é uma tragicomédia. Meu ícaro tá muito mais para Forrest Gump do que para um herói de verdade. Ele é um herói trapalhão", brinca.
Byafra lembra que o fato da música falar sobre alguém que pretende "voar, voar, subir, subir" já fez com que muita gente fizesse leituras políticas a respeito da letra. "O sonho do Ícaro era o nosso sonho, de um país que sai da ditadura e entra na democracia. Soube uma vez que a música chegou a ser usada na campanha das Diretas Já, mas o hino mesmo era 'Coração de Estudante'", conta Byafra, que tem um fã clube chamado 'Clube dos Ícaros' e sabe que a música ofusca vários hits de seu repertório. "Mas tem tudo lá no show", diz o cantor de 'Leão Ferido', 'Helena' e 'Vinho Antigo'.
Publicidade
Teatro Rival Petrobras. Rua Álvaro Alvim 33/37, Cinelândia (2240-9796). Hoje, às 19h30. R$ 60 (estudantes e maiores de 65 anos pagam meia-entrada).