Mais do que uma tendência, o investimento de bares, lanchonetes e restaurantes na criação de opções de alimentação saudável é uma questão de sobrevivência no mercado. Nas franquias instaladas no Centro do Rio, a regra é a mesma. E marcas consolidadas há anos começam a diversificar o cardápio para atender aos novos padrões de consumo da sociedade. Na região, o modelo mais procurado é o de refeições rápidas. Mas isso que não quer dizer que elas não possam ser saudáveis.
Na Parmê, uma das novidades que entram no cardápio neste semestre é a pizza vegana. Além da massa que não leva ovo e leite, o recheio é de legumes e vegetais como abobrinha, berinjela, tomate, cebola e cenoura. A opção está disponível na loja do Centro, na Rua do Rosário.
"Procuramos colocar pratos variados para todos os gostos. Queremos atingir as famílias e o público mais jovem com outras opções", diz Dudu Mesquita, consultor de gastronomia da rede Parmê.
Na avaliação de Beto Filho, presidente da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio (ABF-Rio), é justamente o público das novas gerações que está puxando o investimento das redes em alimentação saudável.
"A chamada turma dos 'millennials', pessoal que está na faixa de 20 a 40 anos, hoje toma decisões de consumo com base em benefícios para a saúde e meio ambiente. E cada vez mais, o segmento de alimentação está voltado para isso. A inclusão nos cardápios de opções de alimentação saudável hoje é palavra de ordem para quem quer seguir tendo sucesso no ramo", avalia Beto Filho.
CARNE VEGETAL
Na rede Spoleto, uma recente parceria irá trazer para o cardápio das lojas de culinária italiana um produto inovador: a carne 100% vegetal, produzida pela Fazenda Futuro, em Volta Redonda. Feita com proteína de ervilha, proteína isolada de soja e de grão de bico, e beterraba, sem glúten e transgênicos, o produto irá substituir a carne de origem animal nas receitas de almôndega, polpetone e do tradicional molho à bolonhesa. E também entrará no cardápio no segundo semestre deste ano.
A expectativa da rede de restaurantes é que as opções com carne vegetal atinjam, em seis meses, 5% do total de vendas entre todos os itens do cardápio, com crescimento anual de 10% a 15%.
"O mercado de alimentação saudável está em pleno crescimento no mundo inteiro. Acreditamos que metade da busca pelas novas opções será de clientes novos e a outra, de consumidores já habituais de carne, que hoje optam por uma alternativa mais saudável em suas refeições", projeta Antonio Moreira, CEO do Grupo Trigo, que administra o Spoleto.
Na Megamatte, os lançamentos são o folhado integral de queijo minas com peito de peru, quiche integral de alho poró com vegetais, gergelim, linhaça, cenoura, fibra de trigo e ervilha e os sanduíches naturais com ingredientes frescos.
"No Centro, as pessoas estão sempre na correria. Mas isso não quer dizer que é preciso comer mal", diz Julio Monteiro, CEO da rede Megamatte.
Na avaliação de Beto Filho, presidente da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio (ABF-Rio), são os clientes mais jovens que estão puxando o investimento das redes em alimentação saudável.