Sanduiches integral da Megamette - LipeBorges (lipeborges.com.br)
Sanduiches integral da MegametteLipeBorges (lipeborges.com.br)
Por O Dia

Mais do que uma tendência, o investimento de bares, lanchonetes e restaurantes na criação de opções de alimentação saudável é uma questão de sobrevivência no mercado. Nas franquias instaladas no Centro do Rio, a regra é a mesma. E marcas consolidadas há anos começam a diversificar o cardápio para atender aos novos padrões de consumo da sociedade. Na região, o modelo mais procurado é o de refeições rápidas. Mas isso que não quer dizer que elas não possam ser saudáveis. 

Na Parmê, uma das novidades que entram no cardápio neste semestre é a pizza vegana. Além da massa que não leva ovo e leite, o recheio é de legumes e vegetais como abobrinha, berinjela, tomate, cebola e cenoura. A opção está disponível na loja do Centro, na Rua do Rosário.

"Procuramos colocar pratos variados para todos os gostos. Queremos atingir as famílias e o público mais jovem com outras opções", diz Dudu Mesquita, consultor de gastronomia da rede Parmê.

Na avaliação de Beto Filho, presidente da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio (ABF-Rio), é justamente o público das novas gerações que está puxando o investimento das redes em alimentação saudável.

"A chamada turma dos 'millennials', pessoal que está na faixa de 20 a 40 anos, hoje toma decisões de consumo com base em benefícios para a saúde e meio ambiente. E cada vez mais, o segmento de alimentação está voltado para isso. A inclusão nos cardápios de opções de alimentação saudável hoje é palavra de ordem para quem quer seguir tendo sucesso no ramo", avalia Beto Filho.

CARNE VEGETAL

Na rede Spoleto, uma recente parceria irá trazer para o cardápio das lojas de culinária italiana um produto inovador: a carne 100% vegetal, produzida pela Fazenda Futuro, em Volta Redonda. Feita com proteína de ervilha, proteína isolada de soja e de grão de bico, e beterraba, sem glúten e transgênicos, o produto irá substituir a carne de origem animal nas receitas de almôndega, polpetone e do tradicional molho à bolonhesa. E também entrará no cardápio no segundo semestre deste ano.

A expectativa da rede de restaurantes é que as opções com carne vegetal atinjam, em seis meses, 5% do total de vendas entre todos os itens do cardápio, com crescimento anual de 10% a 15%.

"O mercado de alimentação saudável está em pleno crescimento no mundo inteiro. Acreditamos que metade da busca pelas novas opções será de clientes novos e a outra, de consumidores já habituais de carne, que hoje optam por uma alternativa mais saudável em suas refeições", projeta Antonio Moreira, CEO do Grupo Trigo, que administra o Spoleto.

Na Megamatte, os lançamentos são o folhado integral de queijo minas com peito de peru, quiche integral de alho poró com vegetais, gergelim, linhaça, cenoura, fibra de trigo e ervilha e os sanduíches naturais com ingredientes frescos.

"No Centro, as pessoas estão sempre na correria. Mas isso não quer dizer que é preciso comer mal", diz Julio Monteiro, CEO da rede Megamatte.

Público jovem está provocando mudanças nas marcas
Beto Filho, presidente da ABF Rio
Beto Filho, presidente da ABF RioDivulgação
Publicidade

Na avaliação de Beto Filho, presidente da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio (ABF-Rio), são os clientes mais jovens que estão puxando o investimento das redes em alimentação saudável. 
Na avaliação de Beto Filho, presidente da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio (ABF-Rio), são os clientes mais jovens que estão puxando o investimento das redes em alimentação saudável. 
Você pode gostar
Comentários