'Wild Brazil', série da BBC gravada no Pantanal, será lançada em 2014

Lucinda Axelsson volta ao Brasil para filmar série sobre a natureza brasileira

Por tabata.uchoa

Rio - Há 20 anos, Lucinda Axelsson chegou ao Brasil depois de uma longa viagem ao redor do mundo. Foi amor à primeira vista — em todos os sentidos. “Quando conheci a vida selvagem brasileira, pensei: ‘Agora sei o que vou fazer da minha vida. Quero produzir filmes sobre animais’”, conta ela, que ainda se apaixonou pelo atual marido num hotel onde se hospedou, no Rio.

Dito e feito. Agora, a inglesa está de volta para filmar a série que promete ser a maior produção da BBC sobre natureza brasileira: ‘Wild Brazil’ (Brasil Selvagem), que vai ao ar em março do ano que vem. O programa, que se passa no Pantanal, acompanha famílias de lontras gigantes, quatis e macacos.

A vida de uma família de lontras será acompanhada no programaJohn Brown


“Foi impressionante como a gente conseguiu chegar perto dos animais. Aqui no Brasil, parece que eles não têm medo dos homens”, comenta Lucinda, que é formada em Antropologia e trabalha há dez anos no National History Unit (NHU) — núcleo da BBC que produz documentários sobre natureza e ciência.

Foram, ao total, 700 horas de gravação. Delas, apenas três serão selecionadas para os programas. “É difícil fazer essa edição. Temos histórias e imagens muito boas”. Para captá-las, a equipe não abriu mão de recursos modernos, como um mini-helicóptero acionado por controle remoto. Além disso, as filmagens foram feitas com tecnologia 4K (Ultra HD). “Mesmo em locais mal iluminados, conseguimos uma imagem clara, perfeita”.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia