Por tabata.uchoa

Rio - Há 20 anos, Lucinda Axelsson chegou ao Brasil depois de uma longa viagem ao redor do mundo. Foi amor à primeira vista — em todos os sentidos. “Quando conheci a vida selvagem brasileira, pensei: ‘Agora sei o que vou fazer da minha vida. Quero produzir filmes sobre animais’”, conta ela, que ainda se apaixonou pelo atual marido num hotel onde se hospedou, no Rio.

Dito e feito. Agora, a inglesa está de volta para filmar a série que promete ser a maior produção da BBC sobre natureza brasileira: ‘Wild Brazil’ (Brasil Selvagem), que vai ao ar em março do ano que vem. O programa, que se passa no Pantanal, acompanha famílias de lontras gigantes, quatis e macacos.

A vida de uma família de lontras será acompanhada no programaJohn Brown


“Foi impressionante como a gente conseguiu chegar perto dos animais. Aqui no Brasil, parece que eles não têm medo dos homens”, comenta Lucinda, que é formada em Antropologia e trabalha há dez anos no National History Unit (NHU) — núcleo da BBC que produz documentários sobre natureza e ciência.

Foram, ao total, 700 horas de gravação. Delas, apenas três serão selecionadas para os programas. “É difícil fazer essa edição. Temos histórias e imagens muito boas”. Para captá-las, a equipe não abriu mão de recursos modernos, como um mini-helicóptero acionado por controle remoto. Além disso, as filmagens foram feitas com tecnologia 4K (Ultra HD). “Mesmo em locais mal iluminados, conseguimos uma imagem clara, perfeita”.

Você pode gostar