Parceria do Ibope com Twitter é vista com bons olhos por profissionais de TV

Dados do Twitter serão analisados a partir de parceria com a rede social e o Ibope

Por karilayn.areias

Rio - A estreia de "Império" na última segunda-feira pode não ter batido recordes de audiência, apesar de ter sido muito bem recebida pela crítica. Mas deixou extremamente claro o quanto as redes sociais, em especial o Twitter, também refletem o gosto do público em relação à programação da TV. No próprio dia, assim que o capítulo acabou, assuntos relacionados à trama de Aguinaldo Silva dominavam os Trending Topics do Brasil: o título Império, em primeiro lugar, os atores Chay Sued, Thiago Martins e Reginaldo Faria, e os personagens Zé Alfredo e Cora distribuídos entre os dez tópicos mais citados naquele momento.

Parceria

No Brasil, 54% dos internautas assistem TV e usam internet ao mesmo. Entre eles, 38% comentam sobre o que estão assistindo, segundo pesquisas do IBOPE Media. É por isso que veio em boa hora a parceria entre o Ibope Media e o Twitter, que vão lançar um conjunto de soluções especializadas em medir a repercussão do conteúdo televisivo no ambiente digital. O Ibope Twitter TV Ratings (ITTR) será uma métrica padrão do alcance e do engajamento de telespectadores baseada em conversas relacionadas com a TV no Twitter. Será analisado ainda o impacto das interações online no ambiente televisivo.

Twitter X Ibope

Diretor de Novas Mídias da Record, Antonio Guerreiro, diz que a emissora já utiliza programas que fazem a análise das redes sociais como o Scup, que faz o monitoramento e relacionamento nas redes sociais, e o Topsy, recém-comprado pela Apple, que também faz a análise das redes sociais, em especial do Twitter. “Eu acho esse o movimento natural do Ibope, já que existem diversas empresas que já fazem esse trabalho, com as quais inclusive trabalhamos. Não é um ineditismo mas é uma boa ferramenta.” Quanto à importância de se obter os dados das redes sociais, para Guerreiro ela existe, mas a força dos números da audiência ainda é maior. “O mais importante ainda são os números da audiência medidos pelo Ibope. Mas é importante misturar os dados das redes sociais e do Ibope e não uma fonte canibalizar a outra.

Repercussão excelente

Apresentador do Domingo Legal, Celso Portiolli diz que a equipe do programa do SBT é muito ligada nas redes sociais. “Nosso Twitter @domingo_legal tem mais de 730 mil seguidores e nosso Instagram é atualizado ao vivo.” Além disso a atração tem um quadro chamado De Cara com o Twitter em que os internautas mandam perguntas para os convidados responderem. Outra novidade do programa qu teve o uso do Twitter também deu super certo, ele conta. “Semana retrasada fomos o primeiro programa a usar uma pesquisa com votos no quadro de Stand Up no Twitter. A repercussão foi excelente.” E ainda acrescenta: “Fui o primeiro a fazer ‘selfie’ ao vivo na TV, na época nem se chamava ‘selfie’ (risos)”.

Para ele, estar entre os Trending Topics “é muito importante para que o programa não acabe no dia da exibição.Tudo que repercute bem na internet o programa colhe frutos.”

Lançamento

O atendimento para toda a região ficará sob a responsabilidade do Ibope Media e será implantado em um modelo freemium - funções mais básicas e a camada superior de dados, como a classificação do programa, serão disponibilizadas gratuitamente pelas redes sociais do Ibope Media. Para os clientes que desejarem mais detalhes sobre as análises e os dados, serão oferecidas outras opções de produtos pagos que ainda estão sendo definidas. A previsão de comercialização no Brasil é para este ano ainda.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia