Por tabata.uchoa

Rio - O destino de 12 novas bandas nacionais está nas mãos dos roqueiros Supla, Bianca Jhordão, vocalista da banda Leela, e Lucas Silveira, do Fresno. O trio compõe o time de jurados do ‘Breakout Brasil’, uma competição musical que estreia hoje, às 21h30, no Sony. Com apresentação de Edu K e participação do produtor musical Dudu Marote, o programa vai premiar o vencedor com a gravação de um disco pela Sony Music.

Bianca Jhordão%2C Supla e Lucas Silveira são jurados de ‘Breakout Brasil’%2C que a cada semana tem um convidadoDivulgação

“Já participei de concursos de bandas como jurada. Mas na TV é a primeira vez, uma experiência diferente. A gente acompanha todo o processo criativo dos músicos, vê como eles escolhem arranjos, como compõem e se apresentam no palco”, conta Bianca Jhordão.

A cada semana, o apresentador Edu K e o produtor musical Dudu Marote propõem um desafio para os grupos, desde tocar um estilo diferente do que cada um está acostumado até compor uma trilha sonora para um vídeo em menos de uma hora.

“Um dos desafios das bandas é tocar suas próprias músicas com referências dos anos 60, 70, 80 ou 90. Todas tocam canções autorais”, adianta Bianca, frisando que não há espaço para covers. Após as apresentações, cabe aos jurados avaliar o desempenho dos grupos e mandar um embora para casa. Bianca, Supla e Lucas Silveira sempre contam com a ajuda de um grande nome da música brasileira como jurado convidado.

GRAVADO EM 15 DIAS

O programa foi inteiramente gravado em 15 dias. “Foi intenso, uma maratona”, resume a vocalista da Leela, que já conhecia Supla e Lucas Silveira de outros palcos. “Foi gostoso trabalhar e conviver com eles. Me senti à vontade. Acho que o programa depende muito disso, de que cada um se sinta bem.”

Bianca garante que, assim como os participantes, aprendeu muito na atração e levou essa experiência para os seus shows. “Como jurada, seu olhar fica mais aguçado, ligado em detalhes. Claro que havia algumas bandas com que eu simpatizava mais, que não queria tirar. O momento da eliminação é muito delicado. Às vezes, a gente não concordava. Por mais que cada um tivesse uma opinião, os três e o convidado chegavam a um consenso”, conta.

Um dos grupos eliminadas provocou o choro dos jurados e dos concorrentes. Outro, inconformado, chamou Bianca para tirar satisfação. “Falaram mal de mim. Me chamaram para conversar lá fora. Na hora, pensei: ‘Como assim? Vou não.’ Fiquei brava”, entrega.

Das 12 bandas — Sambaben, Inner, Obey, Setor5, Moana, The Outs, Capela, Jéf, The Ladies, Retrosense, Donna Duo e Welkome — , cinco entraram no programa por votação dos fãs. As outras sete foram selecionadas em audições.

Você pode gostar