Série da Netflix é acusada de gordofobia nas internet - Netflix
Série da Netflix é acusada de gordofobia nas internetNetflix
Por O Dia

Rio - Um petição online tenta fazer com que a Netflix desista de lançar a série "Insatiable". Trata-se de um drama adolescente que, desde a estreia do trailer, no dia 12 de julho, foi acusado de "fat-shaming" (humilhação por conta do peso, em tradução livre). 

Na série, a atriz Debby Ryan vive Patty, uma adolescente que sofre bullying na escola por conta de seu peso. Após emagrecer, ela resolve se vingar. O trailer mostra ainda a personagem levando um soco e quebrando o maxilar por conta da agressão. "Isso me fez perder mais que minhas férias de verão", diz Patty no trailer. 

A petição que tenta impedir o lançamento da série foi criada na plataforma Change.Org por Florence Given. "Por muito tempo, as narrativas tentaram convencer as mulheres e jovens de que, para serem populares, terem amigos, serem desejáveis para o olhar masculino e, em certa medida, para ser um humano digno, é preciso ser magra", diz a ilustradora Florence Given na petição.

"Este não é um caso isolado, mas parte de um problema muito maior que toda mulher já encarou na vida: ser colocada em um lugar onde seu valor é medido pelo corpo, sendo apenas objetos desejáveis para os homens. Isso é exatamente o que essa série faz. Perpetua não apenas a cultura da dieta, mas a objetificação do corpo feminino", completou a ilustradora, que também afirmou que a série poderá provocar distúrbios alimentares em algumas pessoas. 

A atriz Debby Ryan publicou um longo texto em resposta às críticas. "Sátiras são uma forma de fazer graça com os tópicos mais difíceis de abordar, trazendo a obscuridade para a luz e facilitando a abordagem de assuntos complicados", afirmou.

 

Você pode gostar