Cairu (Cris Vianna) - João Miguel Júnior/TV Globo
Cairu (Cris Vianna)João Miguel Júnior/TV Globo
Por Gabriel Sobreira

Cris Vianna já sabia que sua personagem seria a última a ser descongelada, no ar amanhã, em 'O Tempo Não Para', da Globo. Tanta espera 46 capítulos parece valer a pena porque Cairu (Cris Vianna) já chega causando na trama. A ex-escrava Mina (escravos que eram cobiçados por sua beleza e desenvoltura) confronta o ex-patrão, o conservador Dom Sabino (Edson Celulari), e revela um segredo guardado a sete chaves por ele: um filho bastardo, o ex-escravo Cecílio (Maicon Rodrigues). "Até onde eu sei, ela não é a mãe do rapaz", afirma a atriz, que tem 41 anos e sonha com a maternidade. "Adotaria com muito amor", confessa a paulistana.

SENSUALIDADE

Diferentemente dos demais ex-escravos da novela, Cairu é arredia, extremamente direta, não abaixa a cabeça e chega a ser até autoritária. Outra característica da personagem é que ela usa e abusa da sensualidade para conquistar o que quer. "Acho a sensualidade relativa. O que é sensual pra mim, pode não ser para outra pessoa, mas sempre a vi como algo muito natural em mim. E não vejo isso como uma arma. Prefiro o que é espontâneo nesse sentido", confessa a atriz.

Acostumada a interpretar personagens simpáticas e batalhadoras, Cris Vianna está curiosa para ver suas cenas no ar. "Acredito que o público ficará um pouco surpreso com esse lado tão destemido dela. Não vejo na Cairu uma vilã, mas uma mulher destemida. E, sim, olhando por esse lado, é a primeira vez que faço uma personagem com esse traço tão forte na personalidade", observa a atriz, que está solteira.

Acha que os homens ficam com receio de chegar em mulheres de personalidade, imponentes? "Pode até ser que alguns homens tenham esse receio, mas, no meu caso, prefiro aqueles que não tenham esse medo. Gosto de homens diretos, sinceros e bem-humorados", diverte-se.

RESGATE

Cris conta que a primeira sensação de Cairu é de adorar o fato de acordar livre. "Ela sempre abominou a escravidão e odiava receber ordens", explica. Mas logo Cairu percebe que o mundo à sua volta guarda perigos. Ao despertar, ela quase esgana o Herberto (Cláudio Mendes), bioquímico que tenta convencê-la a fugir do laboratório Criotec para a casa dele. "Você acha que eu sou tonta?", questiona a personagem. Agressiva, ela segura o pescoço do profissional e lhe ordena: "Me tira daqui, demônio, ou eu te esgano". E apertará ainda mais, começando a sufocá-lo. Só para quando é resgatada por Cecílio e Elmo (Felipe Simas), que a levam para a pensão de Coronela (Solange Couto).

EMBATE

Já a relação entre Cairu e Dom Sabino nunca foi das melhores e só piora na atualidade. Ainda mais que, depois de uma discussão entre eles, Cecílio ouve escondido que é filho do ex-patrão. "Cairu foi uma mulher que, assim como as outras, vieram de um outro tempo. Na realidade, ela tem raiva de ter sido escravizada por ele e qualquer outro senhor de escravos da época", conta Cris. Mas esse sentimento é raiva ou amor não correspondido? "Amor não correspondido, não. Ele mal amava a própria esposa, Dona Augustina (Rosi Campos), na época. Imagina a Cairu, que era uma escrava. Acho que ela é bem consciente disso", frisa. "A senzala fez dela uma mulher vivida, com marcas profundas", completa Cris.

Você pode gostar
Comentários