Marcelo Serrado - Globo/João Cotta
Marcelo SerradoGlobo/João Cotta
Por BRUNNA CONDINI

Rio - Marcelo Serrado é do diálogo. Nicolau, seu personagem em 'O Sétimo Guardião', é da imposição. O ator é avesso a preconceitos. Já o chapeiro do trailer Gordelícias protagoniza cenas de machismo com a mulher Afrodite (Carolina Dieckmann), e com os filhos do casal.

"Ele parou no tempo. Não tenho como lidar com o pensamento do Nicolau. É retrógrado, preconceituoso. Acredita que a mulher foi feita para casar e procriar. Pensa que se o filho (Bebeto, vivido por Eduardo Speroni) quer dançar, é gay. E que se a filha Diana (vivida por Laryssa Ayres) quer lutar, também é", observa Serrado sobre o personagem, que tem mais dois filhos na trama, e tenta a todo custo engravidar a parceira de mais um. Ele deseja ter um menino, jogador de futebol.

"Nicolau não tem nada a ver comigo, é completamente diferente. Fiz uma colcha de retalhos para ir compondo: tem a voz grave, o cabelo desgrenhado, coloco a barriga estufada, tem a coisa de pentear a barriga. Isso é criação minha e me ajuda a construí-lo".

PRECONCEITO EM EVIDÊNCIA

Apesar de ter aceitado que a filha participe de uma competição de caratê, ele continuará sem dar sossego a ela. Ficará em cima, acreditando que Walid (Gabriel Stauffer) tem outros interesses. Marcelo acredita que a recente onda de retrocessos, com manifestações abertas de preconceito, principalmente nas redes sociais, pode ter inspirado a criação do personagem.

"O Aguinaldo (Silva) foi perspicaz. Criou um personagem machão, com pensamentos arcaicos. Muita gente não gosta, abomina. Mas tem quem goste dele!", diz, referindo-se as manifestações do público.

"Tem quem ria da loucura dele. Acham uma figura, maluco. Dizem pra mim: 'Ainda bem que você não é assim'. É legal, porque depois das cenas fortes, posto no Instagram e o público vem comentar. A internet deu isso para a gente, esse contato próximo com quem assiste o trabalho".

Mas observa: "É um campo minado também, temos que tomar cuidado. Hoje todo mundo tem opinião sobre tudo, e muitos atacam quem tem opinião diferente. Não respondo mais comentários agressivos. Se bem que desde as eleições não tem aparecido", diz.

TRABALHO INTENSO

O ator completa mais de três décadas em cena, e emenda trabalhos nos últimos anos. Serrado vê como um presente o 'cardápio' variado de personagens, seja na TV no teatro ou no cinema, que vem oferecendo ao público.

"Gosto muito de criar tipos. Isso me dá liberdade e uma gama de personagens pra criar', pontua. "É muito bom ter feito tanta coisa diferente nos últimos anos".

Seja na pele do personagem machista da novela das 21h, ou na de Crodoaldo 'Crô' Valério, criado na novela 'Fina Estampa'(2011) e eternizado em dois filmes, ou como Sergio Moro em 'Polícia Federal: A Lei É para Todos'(2017) - ele revela que não estará na sequência - a versatilidade de Serrado vai além do ator. Tanto que nesta terça estreou ao lado de Mariana Santos no novo reality do GNT, 'Espaço para Dois'. "Ajudamos os casais a resolver algum dilema sobre a decoração da casa. São dez episódios com casais diferentes", conta. "Eu e Mariana temos uma dinâmica que inclui muito humor juntos", fala sobre a atriz com quem contracenou em 'Pega Pega'(2017).

FAMÍLIA E DESCANSO

Os planos de Marcelo Serrado para esse ano incluem doses de descanso. Embora o lazer surja intercalado com mais trabalho, ele pretende priorizar os períodos de sossego ao lado da família. "Depois da novela ainda faço mais três filmes e uma série na Globo. Depois vou descansar, não tenho parado", revela.

Pai de Catarina, 14 anos, fruto da sua união com Rafaela Mandelli, e dos gêmeos Guilherme e Felipe, 5, do seu casamento com Roberta Fernandes, o carioca de 51 anos descarta aumentar a prole. "Três está ótimo. Parei por aqui", diverte-se, e garante ser um pai bem diferente de seu personagem na TV. "Sou muito tranquilo. Coloco limite, mas também sou um cara do diálogo. A ideia é criar filhos bacanas para o mundo".

Você pode gostar
Comentários