José Augusto Nascimento SilvaReprodução de internet
Por O Dia
Publicado 14/04/2020 11:19 | Atualizado 14/04/2020 12:01
Rio - José Augusto Nascimento Silva, conhecido como Naná, funcionário do SBT Rio, fez críticas à emissora antes de morrer vítima do novo coronavírus. Segundo o site "Notícias da TV", no final de março, cerca de três semanas antes de sua morte, Naná enviou áudios de WhatsApp a amigos reclamando do fato de a emissora manter os profissionais com suspeita de covid-19 trabalhando. 
No áudio, Naná cita a jornalista Isabele Benito, que foi diagnosticada com a doença, e classifica a emissora como "epicentro do coronavírus na cidade do Rio de Janeiro". De acordo com os funcionários, os profissionais que manifestaram os sintomas logo no início reportaram à chefia, que não deu a devida atenção e os manteve trabalhando na sede enquanto não recebessem a confirmação do diagnóstico.
Publicidade
"Nenhum lugar no Rio de Janeiro tem mais casos suspeitos que no SBT. (...) Eu agora estou sob suspeita, inclusive com atestado de 14 dias que o doutor deu porque me calcei, sabe que não sou burro. Se tiver que processar essa turma", disse Naná no áudio. 
Na conversa, ele também disse que a apresentadora Isabele Benito informou que seu marido estava com suspeita da doença mas foi obrigada a continuar trabalhando normalmente por uma semana. Isabele só foi afastada no dia 26 de março, quando seu marido foi internado no UTI. Três dias depois, ela também recebeu o diagnóstico positivo para a doença.
Publicidade
Este teria sido o primeiro caso na emissora e teria causado um efeito dominó. Dos 75 funcionários do jornalismo, 35 foram afastados. Naná era um deles. "Estou revoltado, não só por mim, mas também pelos meus colegas. E ela continua apresentando o jornal. Dane-se os merchans, dane-se os comerciais, dane-se tudo. Ela tá com corona, pode ser assintomática, mas vai matar uma porção de gente", disse o funcionário.
O SBT afirmou estar apurando o caso internamente e emitiu uma nota de pesar pela morte de Naná. "A direção do SBT manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de seu colaborador, uma perda lastimável para todos, e presta toda a assistência à família, desejando que tenham força para superar este momento tão difícil. O SBT reitera que adotou as adequadas medidas para prevenção do contágio e enfrentamento dessa doença, atendendo as determinações dos órgãos de saúde e autoridades sanitárias, e desconhece a origem e circunstâncias dos áudios mencionados e pede que todos tenham respeito e consideração pelas pessoas citadas".