Thiago Oliveira fala sobre racismo com Roberto Kovalick no 'Hora Um' - Reprodução / TV Globo
Thiago Oliveira fala sobre racismo com Roberto Kovalick no 'Hora Um'Reprodução / TV Globo
Por IG - Gente

O posicionamento do jornalista Thiago Oliveira na edição da última segunda-feira (1) do “Hora Um da Notícia”, da Globo, está repercutindo nas redes sociais. O apresentador falou sobre o caso de George Floyd, um homem negro que foi morto nos Estados Unidos por um policial branco. Ele afirmou que casos como esse acontecem diariamente e que sonha com o dia em que os racistas não terão voz.

Ao lado de Roberto Kovalick, Thiago Oliveira começou dizendo que é “chocante imaginar que isso sempre aconteceu, mas na ocasião não tinha um celular para gravar o vídeo e o áudio” e fez questão de enfatizar que esse não é um caso isolado.

“Isso acontece diariamente lá nos Estados Unidos, no mundo todo e, sobretudo, aqui no Brasil. Tem uma coisa que é extremamente importante da gente dizer, os atos que estamos acompanhando são extremamente importantes para fazer barulho, mas atos pacíficos para a gente não perder a força e, mais do que isso, não é uma briga entre brancos e negros, não existe isso, é uma briga contra o racismo”, declarou ao vivo.

O jornalista declarou que, aos 35 anos, seu sonho é ver essa situação mudar: “Aquela frase ‘os racistas não passarão’ eu de fato vejo nos próximos anos, porque se esses poderes se unirem, os brancos, os amarelos, os negros, aí sim a gente vai conseguir porque essa voz é que vai predominar”.

Thiago falou que existe um racismo camuflado no Brasil e, por isso, é tão importante ele ter voz em um veículo de comunicação. “Não é prepotência ou vitimismo porque nos últimos anos a gente sempre escutou isso: ‘Ah, o Thiago, que é negro, se ele fala alguma coisa é porque ele se faz de vítima’. A gente escuta isso diariamente, não é vitimismo, é realidade”, afirmou.

“Enquanto eu tiver oportunidade de falar aqui na Globo, eu vou falar para você que acha ou em algum momento achou que era brincadeira ou ‘mimimi’ de um negro ou de um preto”, acrescentou.

Roberto Kovalick concordou com Thiago Oliveira e pontou: “Faltam palavras no dicionário para dizer a indignação não só desse caso, mas dos casos que não foram registrados”.  

Você pode gostar
Comentários