Lucas Martins se desculpa durante o programa ’Brasil Urgente’Reprodução / YouTube

O repórter Lucas Martins, da Band, pediu desculpas publicamente após empurrar a jornalista Grace Abdou, da Record, durante o "Brasil Urgente" transmitido nesta terça-feira (1º). Ele afirmou, ao vivo no programa, que teve uma atitude "inaceitável" enquanto disputava espaço em meio à cobertura de um caso, e disse se tratar de um "episódio lamentável".
"Eu pedi para fazer esse pronunciamento porque na disputa por espaço, eu tive uma atitude inaceitável. Eu empurrei a repórter da Record, Grace Abdou. Colega de muitos anos, dividimos muitas e muitas pautas, e repito: acho que cabem poucas explicações sobre o porquê. Não há motivo que justifique isso. Estava ao vivo, buscando espaço, e naquele momento, empurrei a Grace. Vou repetir: isso é inaceitável, então pedi passagem para pedir desculpas publicamente à Grace Abdou, colega de tantos anos. Um episódio lamentável, e só tenho isso a dizer. Uma atitude inaceitável da minha parte, e por isso pedi para voltar aqui", explicou.
O desentendimento aconteceu enquanto Lucas entrevistava pessoas ligadas ao desaparecimento de Sofia e Layla, adolescentes de 13 e 16 anos. Algumas amigas das meninas estavam falando sobre o que sabiam do caso, incluindo a informação de que ambas teriam sido vistas entrando em um ônibus.
Então, ao ser guiado por uma das testemunhas para checar uma foto que poderia servir como pista do paradeiro delas, a repórter da Record começou a seguir o da Band. Isso teria incomodado Lucas, que, ao vivo, reagiu. "Dá licença, tá louca?", disparou, enquanto afastava a colega de profissão.
Após o empurrão, Lucas prosseguiu pedindo para que a imagem fosse mostrada à sua equipe. Em seguida, visivelmente irritada, Grace o interrompeu para questioná-lo: "Você tá ao vivo, Lucas?". "Eu tô ao vivo, querida", ele rebateu. A repórter, então, o confrontou. "Por que você me empurrou?", e ouviu: "Porque você tá entrando na minha frente propositalmente, e não é a primeira vez que isso acontece. Me dá licença". Logo depois, a transmissão voltou ao estúdio, com o apresentador Joel Datena. No entanto, o vídeo do embate logo repercutiu nas redes sociais.
Em nota oficial, o canal do Bispo Macedo se posicionou. "A Record condena veementemente a agressão praticada pelo repórter da Band, Lucas Martins, ocorrido na tarde desta terça-feira, 01 de julho, contra nossa repórter Grace Abdou. O boletim de ocorrência foi registrado e medidas judiciais cabíveis serão tomadas."
A Band também se pronunciou sobre o caso e reafirmou, em comunicado, seu compromisso com "o respeito mútuo entre profissionais da imprensa". "A emissora sempre valorizou e respeitou a atuação das mulheres, que ocupam espaços de destaque nas redações e demais setores", diz o texto.
"A empresa não compactua com o episódio envolvendo o repórter Lucas Martins e a jornalista Grace Abdou, da Record TV. Ressaltamos que Lucas possui uma longa trajetória profissional na Band, sem registros de condutas semelhantes. Ele foi advertido e já se retratou publicamente em relação ao ocorrido. A Band se coloca à disposição da jornalista e da Record TV com o sincero desejo de que o episódio seja superado e situações como essa não se repitam."