Livro ’Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios’, de Marçal Aquino, foi retirado de lista do vestibular de universidade em GoiásDivulgação

Rio - A Universidade Rio Verde, de Goiás, causou polêmica recentemente ao decidir retirar o livro "Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios" (Ed. Companhia das Letras), de Marçal Aquino, da lista de obras literárias para o seu vestibular de Medicina. A decisão aconteceu depois que o deputado federal Gustavo Gayer (PL) publicou um vídeo afirmando que a publicação possui conteúdo "pornográfico".
Após a decisão da universidade, a editora Companhia das Letras fez uma postagem em apoio a Marçal de Aquino. "A Companhia das Letras repudia qualquer tipo de censura e, diante de uma situação como essa, declara seu apoio a @marcal_aquino, autor vencedor do prêmio Jabuti e com obras lançadas na Alemanha, Espanha, França, México, Portugal e Suíça", dizia o comunicado.
"Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios" foi publicado em 2005, já foi adaptado para o cinema e contou com Camila Pitanga no papel principal. O livro narra o envolvimento do fotógrafo Cauby com Lívia, mulher de um pastor evangélico, que a tirou das ruas e das drogas. A obra já teve mais de 20 edições desde que foi lançada e comumente é usada em cursinhos pré-vestibular.
“A partir de que momento conteúdo literário pornográfico passou a ser pré-requisito para determinar se uma pessoa pode ser aluno da universidade?”, perguntou o deputado federal no Instagram.
“Em relação ao livro do autor Marçal Aquino, trata-se de uma obra da literatura brasileira contemporânea, trabalhada nos principais cursinhos pré-vestibulares e presente na lista obrigatória de diversos concursos do país, motivo pelo qual a banca o teria indicado para o vestibular da UniRV. Porém, a Coordenação do Vestibular, ao tomar ciência do conteúdo do livro e da polêmica gerada, decidiu pela exclusão imediata da referida obra da lista literária indicada para o vestibular”, disse a universidade em nota publicada em seu site oficial.
Sessão de autógrafos
Após seu livro ser retirado da lista, Marçal Aquino anunciou no Twitter que fará uma “sessão de desagravo e autógrafos” na próxima quarta-feira, dia 10 de maio, em São Paulo. “Por conta dos últimos acontecimentos, resolvi fazer uma sessão-desagravo do livro ‘Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios’, e aproveito pra autografar ‘Baixo esplendor’ e ‘Faroestes’, que saíram na pandemia”, anunciou.
“Já temos data e local: sessão de desagravo e autógrafos na próxima quarta, 10/05, a partir das 19h, na Livraria da Travessa (Rua dos Pinheiros, 513). Estão todos convidados”, escreveu o autor.