A jornalista Barbara Coelho, apresentadora do Central da Copa, mostra looks de moda para serem usados na Copa do Mundo - Maíra Coelho/ Agência O Dia
A jornalista Barbara Coelho, apresentadora do Central da Copa, mostra looks de moda para serem usados na Copa do MundoMaíra Coelho/ Agência O Dia
Por BRUNNA CONDINI

Rio - Nos últimos oito anos, a rotina da jornalista esportiva Bárbara Coelho incluiu determinação, ousadia e muita perseverança. Natural do Espírito Santo, a apresentadora de 30 anos colhe os louros do  reconhecimento. Ela vai comandar, ao lado de Tiago Leifert, o ‘Central da Copa’, que estreia na próxima quinta, dia da abertura da Copa do Mundo na Rússia.

E o convite para reforçar o time veio do próprio Leifert, que também é editor chefe da atração. “Não esperava essa oportunidade agora. Mas pensei: ‘Um convite do Tiago? Não poderia ter oportunidade melhor. Estou no melhor momento da minha vida, em todos os aspectos. Me sinto madura, chegou o momento de afirmação”, diz Bárbara.

“Ele é uma referência. É muito além do que mostra no vídeo, conhece a equipe dele como ninguém. Acho Tiago um profissional completo, admiro. E, um dia, gostaria de ter as habilidades dele”, completa.

A capixaba é declaradamente ‘desencanada’ para se vestir e preza o conforto. Mas confessa que adorou o dia ‘modelando’ para as lentes de Maíra Coelho, vestindo peças que exaltam a brasilidade. Afinal, estamos em ritmo de Copa do Mundo. Temos Bárbara na versão elegante, minimalista e esportista/despojada — a que mais combina com seu estilo, segundo a própria. É modesta. Nós achamos que tudo ornou lindamente com ela! Confiram a seguir o ensaio exclusivo e experimentem outras versões, sem moderação.

A proposta são looks-inspirações para qualquer ocasião, e claro, para torcer muito rumo ao Hexa! (E aqui, cruzamos os dedos). “Foi muito divertido. Não tenho o costume de fazer fotos assim, então foi uma experiência diferente”, comenta Bárbara. “Gostei muito de todos os looks, mas adorei o último, mais esportivo.

Sou mesmo mais despojadona, molecona. Meu estilo no dia a dia é jeans ou short e camiseta”. E ela continua: “Curto muito o lifestyle do esporte. Acabo vestindo marcas que estão voltadas para essa área. Não acompanho nenhuma tendência específica, mas estou sempre ligada”.

OBSTINADA

Antes de ficar conhecida por apresentar o ‘Tá na Área’ no SporTV, a loura teve um trajeto intenso até aqui. Até porque, para essa sagitariana nascida em 19 de dezembro, se lançar em busca da realização de um sonho é natural. “Sempre soube que trabalharia com algo ligado ao esporte. Desde pequena gostava de frequentar estádio com meu pai”, lembra.

“Comecei a fazer jornalismo querendo ir pra esta área, mas não sabia nem por onde começar. Um dia, assistindo a um jogo no Espírito Santo, fiquei observando as repórteres que cobriam sempre. Aquele dia bateu. E disse: ‘é isso’. Um dia, quero estar nesta posição”. E ela foi em busca das oportunidades. “Tentei uma vaga na rádio Espírito Santo”, conta. “Começar é difícil, não tinha experiência. Só podia dizer pro chefe que era um sonho, mas sonho todo mundo tem. Aí, eu o convenci dizendo que iria todo dia depois da faculdade, pra gente ir se conhecendo, e se ele gostasse, me daria uma chance. Aí, uma hora assinei contrato. Comecei assim”.

O Espírito Santo ficou pequeno para o tamanho do sonho da jornalista, e em 2010 ela veio para o Rio. “Me mudei de ônibus, com um ventilador e uma TV. Era tudo que eu tinha”. “Tudo aquilo parecia loucura. Os meus colegas de trabalho, que hoje me abraçam, acham o máximo, falavam que o Rio não era Vitória. Tinham medo de não me tratarem bem. Não julgo, muita gente viveu isso. Era preocupação, entendo. Te digo que não sei de onde vem a coragem. Quando olho pra trás, às vezes, não acredito que fiz muita coisa”, diz.

BLUSA: STELLA MOLLIT CAPA: LUCIDEZ | CALÇA: GATA BAKANA COLAR E BRINCO: DAS MANAS ANEL: VF PEDRAS DO BRASIL - Maíra Coelho/ Agência O Dia

COPA INDEPENDENTE

A apresentadora cobriu a Copa da África de forma independente e garante que isso foi um divisor na sua trajetória. “Tinha um amigo meu que também cobriria assim e disse que estava indo com mais quatro amigos, e eles ficariam num motorhome, e perguntou se eu queria ir”, recorda.

“Pensei que não tinha dinheiro, mas poderia vender o carro. Vendi e fui. Foram 40 dias de viagem. Montei um blog e entrei ao vivo para a rádio Espírito Santo. Mas não tinha credencial, cobria da arquibancada, acompanhando o Brasil”, conta.

Bárbara foi à luta por espaço. E conseguiu. A aventura na África abriu portas. Depois de fazer contatos e enviar alguns currículos, ela conquistou um lugar ao lado de Fred Ring no ‘Tá na Área’. “Entrei no SporTV há cinco anos, e as coisas foram acontecendo. Só tenho a agradecer”, diz. “Estou ansiosa para começar a Copa e o ‘Central’. Estudo muito. Estou revendo jogos, amistosos das principais seleções, documentários. Tenho a visão mais técnica, mas também a espontaneidade”.

#DEIXAELATRABALHAR

Em sua terceira cobertura de Copa do Mundo, ela também comenta o necessário movimento #DeixaElaTrabalhar, contra o machismo e o assédio. “A ideia foi transformar todas as vozes numa só. A maioria das mulheres já passou por uma situação de assédio, não é exclusividade do jornalismo esportivo”,  firma.

“Importante falar do machismo, do preconceito. Mas também gostaria de acenar para outro lado e falar da minha experiência com as minhas equipes, que é de muito respeito, respaldo. O movimento fala do machismo estrutural. E eu sempre respondi com meu trabalho. Vejo uma mudança muito interessante. A estrada é longa, mas acho que entramos no caminho”.

E na visão da jornalista, temos chance nessa corrida pelo hexa? “Acho que nosso time é um dos favoritos. Estamos passando por uma mudança desde que Tite assumiu. Sei que tem muito pra digerir do que foi o 7 a 1, mas temos camisa, time e treinador”, comenta.

“O brasileiro é muito apaixonado por essa coisa de Copa. Ele já está maluco pra ver o Brasil ser campeão de novo. Acredito nesse título, no time. Destaco o Neymar, ele é uma cara que encontra espaço onde não tem, é o líder desse grupo. E o Gabriel Jesus veio pra ficar”.

Você pode gostar