Filme 'Berenice Procura', com Claudia Abreu - Divulgação
Filme 'Berenice Procura', com Claudia AbreuDivulgação
Por O Dia

Rio - Em cartaz nos cinemas desde quinta-feira, 'Berenice Procura', de Allan Fiterman, traz Cláudia Abreu como a protagonista Berenice, uma taxista. Baseado no livro de Luiz Alfredo Garcia-Roza, o filme gira em torno do assassinato da transexual Isabelle (Valentina Sampaio) na praia de Copacabana. Apaixonada por histórias policiais, a personagem de Cláudia começa a investigar o crime.

"Berenice é uma guerreira, uma mulher comum, nada glamourosa, que vive esse momento particular de recuperar a confiança e o afeto do filho. Sou mãe, adoro meus filhos e esse é um tema que, muito naturalmente, mexe comigo. E tinha, claro, o mundo trans", diz Cláudia.

Acostumada a passar horas no trânsito caótico do Rio, a taxista tem uma relação conturbada com o marido, Domingos (Du Moscovis) e se esforça para cuidar do filho, Thiago (Caio Manhente), um adolescente que está explorando sua sexualidade. Ao descobrir que o filho tem ligação com a vítima, Berenice se dedica a averiguar o caso.

"Sou fascinada por esse universo transformista e acho um privilégio que o cinema me permita abordar esse mundo com a compreensão que a Berenice adquire. É o que está faltando no Brasil. O país está muito preconceituoso e, como artistas, temos de lutar contra isso", frisa a atriz.

Enquanto Berenice faz sua própria investigação, o marido, que é repórter policial, também acompanha o caso para uma rede de TV. E ainda tem o trabalho da polícia.

Allan Fiterman assumiu a direção do longa após ser indicado por uma amiga à produtora Elisa Tolomelli. "Quando cheguei, o roteiro era muito mais extenso, e disperso, com mais de 100 páginas. Consegui convencer a Elisa de que não conseguiria filmar em um mês. Fiz um trabalho de enxugar. Naquele roteiro, Du e Cláudia moravam em casas separadas. Eu os juntei porque queria mostrar que uma família dita normal, com pai, mãe e filho, pode ser mais disfuncional que outra formada pelo afeto, com pessoas cujo comportamento foge às normas", explica Allan, que foi um dos diretores da novela 'A Força do Querer' e vai dirigir 'O Sétimo Guardião', próxima trama das nove da Globo, escrita por Aguinaldo Silva.

Além do cinema, Cláudia Abreu está no ar com a reprise de 'Belíssima', no 'Vale a Pena Ver de Novo', da Globo. "Estou adorando. 'Belíssima' emenda com 'Celebridade', outra novela que eu fiz, com texto do Gilberto Braga. Gilberto me deu uma vilã deliciosa, que o público adorou, e a coincidência é que o papel em 'Belíssima' não pode ser mais diferente. Gravamos na Grécia", conta.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Você pode gostar
Comentários