Eliana Seraphim: proposta de organização como arte - Divulgação
Eliana Seraphim: proposta de organização como arteDivulgação
Por BRUNNA CONDINI

Rio - Aproveitar o início do ano para organizar coisas e fazer planos pode ser bem proveitoso para os meses que virão. Mas nem sempre é fácil começar.

"Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos", esclarece a professora e mestre em Educação Eliana Marta Seraphim, autora de 'A Arte da Organização: Do Concreto ao Abstrato' (Ed. Autografia, 130 págs, R$ 39).

Falta de tempo, escassez de espaço, autocobrança podem ser alguns dos sabotadores para o 'destralhamento', segundo a autora. Ela afirma ainda que livrar-se do que não tem mais utilidade ajuda a viver melhor. Na obra, ela estimula a prática e a repetição de ações simples como processo, hábitos fundamentais para ser organizado.

"Entre os benefícios de uma vida mais organizada, temos a economia de tempo e ganhos de produtividade. Tempo que pode ser utilizado em outras atividades.Existem também benefícios intangíveis: sensação de paz e bem estar, harmonia e equilíbrio".

SEM FÓRMULAS MÁGICAS

A própria Eliana conta que já sofreu com falta de organização em sua rotina. "Trabalhei em ambientes desorganizados que prejudicavam muito a produtividade. Como sempre tive a necessidade de fazer muito em pouco tempo, assumia a organização do local", lembra. "O livro fala da organização da nossa casa, nosso porto seguro. E fala de uma forma prática que pode, ao mesmo tempo, funcionar como metáfora para a organização de uma vida. Mas não existe fórmula mágica. Tem que fazer até adquirir hábito e habilidade".

E a profissional orienta: "Existem sites, blogs, livros, conhecimento organizado sobre o assunto, que ajuda quem não consegue dar os primeiros passos. Também é possível procurar ajuda profissional. A organização quando vista como arte produz efeitos harmônicos que geram bem estar a todos os moradores da casa".

 

Você pode gostar
Comentários