Conheça a trancista das famosas

Maia Boitrago é a responsável pelo cabelo estiloso de Taís Araújo, Iza e Lellezinha

Por BRUNNA CONDINI

A tranceira carioca Maia Boitrago. Acima, com Taís Araújo. Abaixo, com a cantora Iza
A tranceira carioca Maia Boitrago. Acima, com Taís Araújo. Abaixo, com a cantora Iza -

Rio - A carioca Maia Boitrago, de 29 anos, é o nome por trás dos cabelos estilosos de artistas como Taís Araújo, Iza, Jeniffer Nascimento, Lellê, Erika Januza e Aline Wirley. Maia começou trançando os próprios fios há mais ou menos dez anos. Na época, ela não tinha dinheiro para fazer o cabelo como queria, e a mãe pediu para que uma amiga dela fizesse tranças na filha. "Fiquei olhando o processo e, das outras vezes, eu mesma fiz. No começo, nem passava pela minha cabeça trabalhar com tranças, fazia em mim somente, mas sempre gostei de mexer com cabelos", conta Maia, que trabalhou seis anos em um salão de beleza como recepcionista.

"Lá, eu fazia o cabelo das funcionárias. Às vezes, eu sonhava com alguma trança e no dia seguinte testava em uma delas. Depois de ser demitida do salão, eu resolvi investir nas tranças e hoje foi a melhor escolha que eu já fiz", comemora.

Hoje símbolo de aceitação, orgulho, ancestralidade, Maia lembra que, quando começou a fazer as tranças, na verdade, queria apenas esconder os fios de cabelo. "Não gostava do volume, não gostava da ideia de ele ser crespo. Hoje, percebo que as tranças têm muito mais significado, carregam identidade, cultura, empoderamento", observa.

Segundo ela, muitas meninas começaram a usar tranças para passar pela transição capilar e que, aos poucos, cada uma delas foi entendendo o processo e percebendo como as tranças trazem identidade. "E aos poucos, vão aceitando seus crespos lindos como eles são", derrete-se.

A atriz e apresentadora Taís Araújo é uma das grandes incentivadoras do trabalho de Maia. Bem como Lellê e Iza também. "Conheci a Taís através da Iza. Fazia as tranças da Iza, ia até a casa dela, passávamos mais de dez horas fazendo as tranças que eram gigantescas, nos tornamos amigas, sou muito grata a ela", conta. "A primeira vez que fiz o cabelo da Taís eu estava bem nervosa por estar na presença dela. Ela ficou me acalmando, foi muito maneira comigo", completa.

Iza e Maia Boitrago - Reprodução

Desde então, todos os penteados que eram com tranças, Taís chamava Maia. Com isso, várias revistas pediam para ela fazer fotos com o cabelo trançado, e a atriz fazia questão de ter Maia por perto. "Conheci Lellê em um trabalho que fizemos. Desde então não nos largamos mais. A Jeniffer Nascimento eu conheci durante a gravação de uma campanha de produtos de cabelos. Depois, viemos nos encontrar novamente nas gravações do 'Popstar', da Globo, onde além dos cabelos da Taís, eu fazia os da Jeniffer. Todas são uns amores comigo, me ajudam, me aconselham, e percebo que elas querem meu crescimento tanto quanto eu".

Quando o assunto é futuro, Maia está cheia de planos. "Pretendo abrir um salão afro, não só para cuidar dos cabelos crespos ou tranças, mas para ensinar também. No momento é um projeto, mas em breve estará concretizado", avisa empolgada. E quais são seus sonhos? "Fazer o cabelo da Beyoncé (risos), abrir meu espaço e viajar para a África", torce.

Galeria de Fotos

A tranceira carioca Maia Boitrago. Acima, com Taís Araújo. Abaixo, com a cantora Iza Reprodução
Maia Boitrago Reprodução
Maia Boitrago Fotos Reprodução
Lellê Reprodução
Jeniffer Nascimento mostra o trabalho de Maia Boitrago Reprodução
Jeniffer Nascimento mostra o trabalho de Maia Boitrago Reprodução
Jeniffer Nascimento e Taís Araújo: incentivadoras do trabalho da tranceira Maia Boitrago Reprodução
Iza e Maia Boitrago Reprodução
Iza e Maia Boitrago Reprodução
Jeniffer Nascimento Reprodução
Aline Wirley Reprodução
Taís Araújo Reprodução

Comentários