Influenciadores do reality Trip Damião - fotos Adriano Reis
Influenciadores do reality Trip Damiãofotos Adriano Reis
Por O Dia

Rio - Eles não cantam no 'The Voice', não estão confinados no 'Big Brother Brasil' e não brilham no horário nobre da telinha, ainda. Mas os influenciadores Allan Lacerda, Camilla de Lucas, Diego Esnat, Luane Dias, Mel Oliveira, Thaís Custódio e Yris Araújo, nascidos e criados na Baixada e nas Zonas Norte e Oeste do Rio, também têm muito o que dizer e já fazem sucesso produzindo conteúdo não só com os moradores de sua região, mas com os cariocas em geral. No intuito de ampliar o alcance e na busca de representatividade, eles viram no projeto do diretor fotográfico Andre Damião, a 'Trip Damião', a chance de alçar novos voos e, de quebra, desmistificar os padrões de 'blogueirinhos perfeitinhos' impostos pela rede.

"A viagem surgiu do desejo de sincronizar olhares. De mostrar que a galera pobre, que não mora na Zona Sul, também tem conteúdo para produzir. É aquela galera que dá nó em pingo d'água, que se vira como pode, dá um jeito de sobreviver mesmo com tantas dificuldades, e dessa luta, nasce uma música que vira hit, um meme que domina a internet ou um influenciador que arrebata multidões por mostrar o seu dia a dia real, desde o trem cheio até as comprinhas no brechó", diz Andre, de 23 anos. "As pessoas se identificam. O público gosta de ver o belo, mas quer trazer isso para a realidade dele. E eu acredito que é este o pulo do gato".

Pensando nisso, Andre convidou os influenciadores a participar de seu projeto, fez as malas e colocou o pé na estrada, para desbravar a Região dos Lagos no Rio. "Foi muito bacana porque tivemos um giro digital que abordou todos os ramos, como moda, lifestyle, humor e beleza. Fizemos um verdadeiro reality show com lives e vídeos postados na internet diariamente. Os seguidores participavam assiduamente, gostavam de ver todos aqueles jovens hospedados em uma pousada, vivendo várias aventuras em belos cenários, passando alguns apertos engraçados como os caldos no mar, as chaves do quarto perdidas, entre outras situações hilárias", conta o diretor fotográfico.

No alto, participantes do projeto 'Trip Damião', espécie de reality criado por Andre Damião (E) - Adriano Reis

Ampliando a rede

Com 1,3 milhão de seguidores, Luane Dias, de 25 anos, diz que toda vez que viaja a repercussão é grande em suas redes sociais. "É muito bacana ver que eu ainda represento os moradores da minha comunidade (em Cordovil), mesmo não morando mais lá. Ocupar esse espaço sendo uma mulher negra e da comunidade tem um peso. É importante ressaltar esse poder que a internet deu para muita gente que não via portas se abrindo na TV, por exemplo".

A influenciadora Yris Araújo, de 19 anos, que mora em Ramos, destaca a oportunidade de ganhar mais visibilidade com o projeto de Damião. "É incrível poder transmitir aos que me seguem que vir de baixo e de forma independente não é sinônimo de estagnação e que, sim, é possível caminhar ao topo sem subir em ninguém, com sua própria essência e origem", diz a jovem, que tem 204 mil seguidores no Instagram e aponta a mãe como maior inspiração: "Solteira, com duas filhas, ela conseguiu driblar as dificuldade de ter engravidado cedo e ser mulher-mãe-solteira na nossa sociedade".

Para Damião, quando há oportunidades, as barreiras de classe desaparecem. "Se há chances, todos são capazes de produzir, trabalhar e até conquistar sucesso. Mas tanto quanto se sentir representadas, as pessoas querem conquistar o seu espaço e criar. E o retorno vem. Tanto que já recebemos um convite bem bacana para repetir a trip e o reality fora do Brasil. Teremos muitas novidades em breve".

Saiba quem são os influenciadores:

Allan Lacerda - Adriano Reis

Allan Lacerda (@allanl4c), 23 anos, de Cascadura, 7.983 seguidores -  "A volta é sempre a parte mais chata, ainda mais depois de uns dias de princesa naquele hotel maravilhoso. Me senti a própria Ana Hickman com seus cômodos luxuosos (risos). Acho incrível a galera que me acompanha há anos vendo o meu crescimento e minha caminhada. Essa viagem serviu mais ainda pra eu almejar tudo que desejo para o meu futuro. É incrível ver que um influenciador da zona norte do Rio de Janeiro tem cada vez mais sido reconhecido através do seu espaço na internet”. 
Publicidade
Camilla de Lucas - Adriano Reis
Camilla de Lucas (@camilladelucas), 24 anos, de Nova Iguaçu, 336 mil seguidores  - "A Trip trouxe uma nova visão de mercado, mostrando como os influenciadores digitais tem o poder de aumentar o turismo de uma região. Juntos somamos mais de 5.000.000 de pessoas interessadas em conhecer quais são os melhores pontos de Arraial e Cabo Frio, porque a internet que movimenta tudo"⁩. 
Publicidade
Diego Esnat (@marucoofc), 22 anos, de Nova Iguaçu, 105 mil seguidores -  “Pra mim, a viagem foi uma troca de conhecimento muito útil e mostrou que nós podemos fazer muito juntos em diferentes seguimentos. Cada um com sua personalidade mas com o mesmo propósito: chegar a lugares altos através do nosso trabalho e esforço e incentivar quem nos acolheu e nos acompanha, mostrando que todo mundo pode chegar lá. Basta querer! É difícil vir da baixada, com poucos recursos, sendo um homem negro e ‘mal visto’ pela sociedade, fazendo comédia e lutando pra fazer dinheiro na internet, quando nem os mais próximos te apoiam tanto, porque na visão deles, isso é loucura". 
Mel e Diego Esnat - Adriano Reis
Publicidade
Mel Oliveira (@oliveirameel), 23 anos, da Pavuna, 129 mil seguidores - "Sobre representatividade, acho que hoje em dia as pessoas querem ver verdade. É sobre mostrar quem você é, o que você vive, e mostrar que todos podem chegar à lugares altos. Isso inspira! E é bom saber que pessoas como nós estão tomando espaço e ganhando voz. Da vontade de querer fazer mais e motivar mais pessoas. Nós estamos aqui pra isso”. 
Luane Dias - Adriano Reis
Publicidade
Luane Dias (@luaneoficial),25 anos, de Cordovil, 1,3 milhão de seguidores - "Toda vez que eu viajo, tem uma repercussão muito grande nas minhas redes. É muito bacana ver que eu ainda represento os moradores da minha comunidade mesmo não morando mais lá. Ocupar esse espaço sendo uma mulher negra e da comunidade tem um peso. É importante ressaltar esse poder que a internet deu para muita gente que não via portas se abrindo na TV, por exemplo. é como 'criar a sua própria emissora', com o seu conteúdo e para o seu público. A internet te dá essa liberdade e isso é mágico".
Thais Custódio - Adriano Reis
Publicidade
Thaís Custódio (@thaiscusttodio), 22 anos, de Vista Alegre, 37,1 mil seguidores -  "A Trip Damiao foi uma ideia genial! Unir 9 pessoas com personalidades diferente, cada um com seu segmento na internet; o que parecia ser assustador, de início, se transformou em uma experiência maravilhosa. Lembro que na minha época, não tive referência alguma, sempre achei que não seria capaz. Hoje, fico lisonjeada em ter feito parte desse projeto e saber que sou uma inspiração para alguém de qualquer canto do Brasil". 
Yris Araújo - Adriano Reis
 
Publicidade
Yris Araújo (@yrisaraujo), 19 anos, de Ramos, 204 mil seguidores - "Minha maior inspiração sem dúvidas é a minha mãe, que solteira, com duas filhas, conseguiu driblar as dificuldade de ter engravidado cedo e ser mulher-mãe-solteira na nossa sociedade. É incrível poder transmitir aos que me seguem que vir de baixo e de forma independente não é sinônimo de estagnação e que sim, é possível caminhar ao topo sem subir em ninguém, com sua própria essência e origem". 
Você pode gostar
Comentários