Jaciana e Leandro Melquiades, fundadores da Era Uma Vez o Mundo  e  da primeira loja só de bonecas negras do Brasil  - Divulgação
Jaciana e Leandro Melquiades, fundadores da Era Uma Vez o Mundo e da primeira loja só de bonecas negras do Brasil Divulgação
Por O Dia

Rio - Fundadores da Era Uma Vez o Mundo, negócio de impacto social, que nasceu em 2017, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, para suprir a falta de produtos voltados para as crianças negras, Jaciana e Leandro Melquiades anunciam mais uma novidade para a criançada, depois de terem inaugurado a primeira loja só de bonecas negras do Brasil: a dupla acaba de criar o EBAA — Espaço de Brincadeiras Artesanais Afrocentradas.

"A ideia do EBAA é trazer o retorno ao brincar mais artesanal, desconectando a infância das tecnologias eletrônicas e conectando com o afeto, a troca, a colaboração e o brincar em família", explica Jaciana, que é historiadora.

Para eles, é importante sensibilizar o público e trazer de volta o hábito das brincadeiras em coletivo. "Queremos possibilitar que crianças exerçam o direito ao lazer que lhes é assegurado, estabelecendo conexões entre seus pares. Com isso, é possível ampliar a relação de compartilhamento de saberes entre crianças e adultos através da colaboração".

E já é possível se programar para se divertir com as brincadeiras do EBAA. Em julho, mês de férias e quando se comemora o dia da mulher negra latino-americana e caribenha, acontecerão dois eventos gratuitos. "A gente está organizando um encontro no Atelier Bonifácio, na Rua do Senado, dia 20 de julho, e no Aterro do Flamengo, dia 27 de julho. Por lá, faremos venda de bonecas e livros", diz Leandro.

A programação também se estende para outros estados. "Estamos planejando junto à organização da Feira Preta, que é nossa parceria desde 2014, uma ação de brincadeiras e jogos educativos, em São Paulo, para os meses de novembro e dezembro", conta. 

 

Você pode gostar
Comentários