- Divulgação
Divulgação
Por O Dia
No domingo, dia 10, quando é comemorado o Dia das Mães, o Clubinho de Ofertas irá fazer uma Live gratuita com o show Beatles para Crianças (BPC), às 17h, em seu canal do Youtube: yotube.com/clubinhodeofertas. A ideia é reunir a família e aproveitar um bom rock’n roll em frente à TV, telefone ou computador.

Festas de aniversário em casa

Em tempos de isolamento social, os pequenos aniversariantes não podem ficar sem comemoração. E a casa de festas e recreação Animasom, presente no Via Parque e Shopping Leblon, vai levar até a casa dos aniversariantes toda a alegria e diversão, exclusivas da marca, com brincadeiras, oficinas e atividades. Além da “Caixa Imaginasom”, repleta de atividades lúdicas e criativas para tornar o dia mais especial, o cliente receberá um super kit de parabéns com tudo que é preciso na hora de assoprar as velinhas: bolo, doces, decoração e muitas ideias e inspiração para um parabéns incrível e em casa. Para contratar os serviços, acesse o site www.animasom.com.br ou fale com as especialistas em festas pelos números 99415-8794, 99138-3878 e 99335-9958.

Curso online gratuito de teatro

Frente ao cenário de isolamento social e ciente do papel transformador da arte na vida das pessoas, principalmente dos mais carentes, a Produtora Constelar criou um formato inovador de conteúdos digitais. Responsável pela programação do Teatro PetroRio das Artes, suspensa por conta da pandemia, está lançando oficinas gratuitas de artes cênicas para levar cultura e educação de qualidade não só para os inscritos nas oficinas de 2020, como para qualquer outro jovem interessado. O canal "Produtora Constelar", no YouTube, vai lançar, a cada semana, duas de um total de 24 videoaulas nos próximos três meses - a primeira delas, dia 09, sábado, às 11h, será para alunos entre 8 e 11 anos e comandada pelo professor Zé Helou; e a segunda, no mesmo dia, às 11h30, para a faixa dos 12 aos 16 anos, com a professora Viviana Rocha. Quem estiver inscrito nas turmas poderá interagir diretamente com os professores por meio dos comentários, durante 45 minutos. Os conteúdos envolvem jogos, improvisação, criação de máscaras gregas, entre outros. E mais: aqueles que não tenham conseguido vaga nas oficinas deste ano, terão acesso ao mesmo conteúdo, porém, como espectador, expandindo assim o alcance do projeto de arte-educação. As aulas vão acontecer sempre aos sábados nos horários acima. Para acessar, www.youtube.com/channel/UCQXBj8cYveW7Tvufgapn8RA

Projeto Álbum Mundo

Esse tempo dentro de casa com as crianças ficará marcado por toda a história de suas vidas e será recontado para as próximas gerações. E para que fique mais facil entender o que as famílias estão passando: com o que brincaram? O que comeram? Sobre o que conversavam? O que sentiam? E outras questoes do tipo, e que nasceu a ideia do Álbum Mundo, um livro de fotos para contar as vivências da família, com capa unica e personalizada com o nosso mundo, pois e exatamente o que condiz com os dias de hoje, produzido pela empresa de fotografia Caixa Bonita.
E um kit com um album com 20 paginas em branco, mais 10 fotos impressas no tamanho de 10x15, uma cola e tambem uma caneta. Para que possam juntos colar as fotos e irem contando as historias, do que fizeram quando a terra parou!

Mais informações: www.caixabonita.com.br


15 livros digitais gratuitos para ler com os filhos

Lidar com as crianças em período integral dentro de casa não tem sido tarefa fácil para os pais nesses tempos de isolamento social. E como forma de entreter e engajar os pequenos com a literatura, a SM Educação anunciou a digitalização de 15 livros infantojuvenis vencedores do prêmio Barco a Vapor, que estão disponíveis gratuitamente no site http://barcoavapor.smeducacao.com.br/literatura-em-casa/. As obras foram produzidas por autores desconhecidos do grande público e para acessá-las não é preciso fazer nenhum cadastro. Todos os livros podem ser visualizados por tablets e celulares, dispositivos que já fazem parte do cotidiano das crianças. Os títulos disponíveis, recheadas de ilustrações e narrativas para inspirar a imaginação dos pequenos, são “O Fabuloso Professor Fritz e a menina das pétalas amarelas”, de Alexandre Rathsam (vencedor do prêmio em 2019); “A vaca presepeira”, de João Paulo Hergesel (vencedor do prêmio em 2018); “O cometa é um sol que não deu certo”, de Tadeu Sarmento (vencedor do prêmio em 2017); “Deslumbres e assombros”, de Lucas M. Carvalho (vencedor do prêmio em 2016); “O vento de Oalab”, de João Luiz Guimarães (vencedor do prêmio em 2015); “A conta-gotas”, de Ana Carolina Carvalho (vencedora do prêmio em 2014); “Adeus é para super-herois”, de Isabela Noronha (vencedora do prêmio em 2013); “A inacreditável história do diminuto senhor Minúsculo”, de Marcílio Godoi (vencedor do prêmio em 2012); “O coelho que não sabia gatês”, de Thiago Irley (vencedor do prêmio em 2011); “A guardiã dos segredos de família”, de Stella Maris Rezende (vencedora do prêmio em 2010); “O sumiço da pantufa”, de Mariângela Haddad (vencedora do prêmio em 2009); “Pivetim”, de Délcio Teobaldo (vencedor do prêmio em 2008); “A distância das coisas”, de Flávio Carneiro (vencedor do prêmio em 2007); “Era mais uma vez outra vez”, de Glaucia Lewicki (vencedora do prêmio em 2006); e “O rapaz que não era de Liverpool”, de Caio Riter (vencedor do prêmio em 2005).

Webseminário de Mães

Alguns seminários de mães que estavam previstos para acontecerem em maio foram adiados, como o Seminário Internacional de mães, que passou para 5 de setembro - seminariodemaes.com.br . No entanto, como maio é o mês das mães e como a vida delas tem sido muito mais difícil com a pandemia do Coronavírus - ficar em casa 24 horas com os filhos, home office, cozinhar, arrumar a casa e entreter as crianças -, é importante que elas sejam valorizadas e amparadas com conteúdos que possam ajudá-las no dia a dia de isolamento social e no pós-quarentena, já que a dinâmica social de todo o mundo mudou radicalmente com a pandemia. E assim foi criado o Webinário de Mães, um seminário online com conteúdos e palestras que vão ajudar as mães a lidar com os desafios diários da maternidade, assim como as novas questões que surgiram com o Novo Mundo. Para o encontro virtual, foram convidadas palestrantes especializadas em diferentes temas, como Bete P. Rodrigues, que vai falar sobre disciplina positiva, educação não violenta e educação dos filhos; Mariana Ferrão, que conversará sobre nutrição para crianças e famílias; Murilo Gun, para abordar sobre criatividade para crianças; Amanda Ribeiro, que vai conversar sobre crianças especiais; dentre outros profissionais. A proposta do seminário é ser gratuito e alcançar o máximo possível de mães no Brasil e no mundo. As palestras serão transmitidas pelo Clubinho Play e depois podem ficar disponíveis para cadastrados na plataforma. Cada palestra deve ter no máximo 1h de duração. E mais: em alguns casos, pode acontecer uma mesa redonda com palestrantes. O evento vai acontecer na última semana de maio, entre os dias 25 a 29.


Plataforma gratuita com conteúdo de EaD para apoiar educadores nas aulas durante a quarentena

A Faber-Castell está oferecendo, por meio de sua plataforma Co-laborando (http://www.colaborando.net.br) - que possibilita o compartilhamento de práticas entre professores -, roteiros pedagógicos para o ensino remoto elaborados pelos colégios Albert Sabin e Vital Brazil. O objetivo é permitir que qualquer educador e instituição de ensino pública ou privada do País utilize esses materiais para oferecer aulas on-line neste período de quarentena. Criada como uma plataforma colaborativa, a Co-laborando existe desde 2017 e reúne planos de aulas, vídeos, textos de apoio, entre outras atividades escolares, enviados pelos professores cadastrados na plataforma. O Colégio Albert Sabin já era usuário da plataforma para compartilhamento de práticas entre seus professores e, durante o período de quarentena, propôs a ideia de oferecer um pacote novo de roteiros para ensino não presencial que pudesse beneficiar um número maior de instituições. A partir dessa iniciativa, a Faber-Castell vai também expandir a ação, permitindo não só que qualquer escola pública ou privada utilize os conteúdos, mas também que elas contribuam com materiais específicos para ensino a distância que ficarão disponíveis na plataforma. Professores das escolas que desejarem acessar e utilizar o conteúdo disponibilizado ou contribuir enviando suas atividades devem acessar o site http://www.colaborando.net.br e fazer o cadastro. Na plataforma, os conteúdos da iniciativa serão marcados com o título AulaSolidária.

Solzinho da Ri Happy vai contar histórias para as crianças em casa

Histórias gratuitas com duração de 3 a 7 minutos, com temas educativos, narração lúdica e que incentivam a brincadeira em casa. Essa é a proposta do podcast “Histórias do Solzinho”, que está no Spotify e em breve estará disponível nas plataformas da Apple e Google Podcast. Sempre com dois novos episódios por semana para ajudar os pais na rotina com seus filhos em casa durante a pandemia, essa é a primeira vez que o mascote Solzinho, que ganhou vida na década de 90 pelo cartunista Maurício de Souza, vai contar histórias para os pequenos por todo País.


Para estimular a criatividade de forma leve e lúdica


Quem tiver interesse em ampliar seu repertório sobre desenho, agora tem a oportunidade de acessar gratuitamente o (Per)curso Sobre Desenho!, minicurso do Instituto Arte na Escola (IAE). O curso tem um olhar especial para professores e arte-educadores, mas também atende aos interesses do público em geral. Com provocações educativas e propostas práticas, oferece caminhos para mães e pais explorarem o desenho com crianças e adolescentes em tempos de isolamento social. O desenho é uma linguagem muito presente na vida das pessoas desde a primeira infância. Acessível e democrática, a linguagem do desenho não exige grandes investimentos em suportes e materiais. No entanto, o encontro com esta linguagem pode gerar desconfortos, principalmente conforme o tempo passa e crescemos. “O que desenhar?”, “Não sei desenhar” e “Meus desenhos não são bonitos” são dizeres comuns de gente que, envergonhada, acaba por abandonar a prática, deixando de se divertir, estimular a criatividade expressiva e até ter um hobby. O (Per)curso Sobre Desenho! tem 30 horas de duração e não possui tarefas obrigatórias nem caminho fixo. A artista Sandra Cinto - desenhista, pintora, escultora, gravadora e professora – é quem norteia o percurso educativo e, durante o minicurso, ela conta sua experiência com desenho e convida os participantes a fazer uma viagem pelo universo de linhas, traços e gestos. O material completo, composto por textos, imagens e vídeos, foi originalmente elaborado pelo (IAE) em 2019, para professores inscritos no XIX Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC). Para se inscrever no minicurso, basta acessar artenaescola.org.br/cursos/, preencher um cadastro simples e criar seu login e senha. Acesse pelo link artenaescola.org.br/cursos/

COmVIDa-20

A fim de transformar esse momento em algo positivo, Manu, de 11 anos, criou este "vírus gente boa" para contagiar a todos. E assim nasceu a COmVIDa-20, uma campanha humanitária na qual todo o lucro será revertido em cestas básicas para ajudar pessoas em vulnerabilidade. A COmVIDa-20 leva a todos a chance de repensar o futuro do planeta e a forma como cuidamos do próximo. Para participar desse contágio do bem, envie um kit (máscara + camiseta), que custa R$60, de presente para um amigo. Junto com o seu presente, ele receberá uma responsabilidade extra: continuar propagando o vírus do bem. Assim como você, ele também deve escolher um amigo e presenteá-lo com o kit. Cada kit equivale a meia cesta básica. Logo, a sua indicação completará a outra metade da cesta COmVIDa. O kit será oferecido a preço de custo pela Dimona e a distribuição das cestas básicas será de responsabilidade do Instituto da Criança. Para participar, acesse camisadimona.com.br/comvida20 .

Conteúdo interativo para aulas de inglês


Em tempos de isolamento social, muitos pais e responsáveis estão tendo que abusar da criatividade para manter suas crianças e pré-adolescentes entretidos dentro de casa, enquanto não descuidam da formação acadêmica deles. E para contribuir com esse esforço, o Systemic Bilingual disponibilizou na internet um material diversificado para aulas de inglês. Chamado “Kit de Recursos Pedagógicos”, o material é mais que uma lista de atividades, que pode ser baixada gratuitamente no site https://materiais.systemic.com.br/atividades-extras. Compiladas em um pdf dividido por idade, o material traz desde músicas e vídeos sobre animais e cores para a faixa dos 2 aos 4 anos, quanto jogos e livros (e-book) sobre números e formatos para 5 aos 7, aplicativos e artesanato para crianças até 9 anos e abre as possibilidades multimídia a partir dos 10 anos, com direito a aplicativos, podcasts e textos mais elaborados sobre autoestima, História mundial e até como encarar melhor a puberdade. Tudo isso em inglês. Ou seja, não se trata de aulas expositivas, ensinando vocabulário e gramática do idioma. Em tempo: o Kit será atualizado de forma constante para levar às crianças o melhor conteúdo possível e, em breve, os adultos que estudam com o Systemic também terão acesso a soluções educacionais similares. Mais informações por meio do perfil @systemicbilingual no Instagram e do site http://systemic.com.br/.