Criança cria bandeirinhas para decorar a casa para uma festa junina com kit da Curumim Oficina Criativa - Divulgação
Criança cria bandeirinhas para decorar a casa para uma festa junina com kit da Curumim Oficina CriativaDivulgação
Por O Dia
Rio - Ana Carolina, de 10 anos, pediu para a mãe colar bandeirinhas coloridas em seu vestido quadriculado. Já Leonardo, de 6, procurou no armário o chapéu de palha do ano passado para saber se ainda cabe na sua cabeça. Os irmãos Rafael e Julia, de 7 e 9 anos, buscaram na internet receitas de doces e salgados para fazer com os pais no final de semana. A ideia dessas e de muitas crianças é não deixar passar o período de comemorações juninas, mesmo que as grandes festas não aconteçam nas escolas e nas ruas de todo o país.

E é de olho nesse pensamento, que algumas empresas estão criando kits caipiras para entregar em casa e levar delícias e brincadeiras para divertir e criar memórias afetivas, mesmo em tempos de distanciamento social. Luana Mendonça, da Delice Doce, por exemplo, criou uma cesta decorada e completa, que contém bolo de milho, bolo de aipim, bolo de rolo, canjica, cural, caldo de abóbora com carne seca, caldo verde com bacon, doce de abóbora, cocadas, paçocas, saquinho de pipoca salgado e saquinho de pipoca de chocolate. A Parquin Infantil criou um kit com bandeirolas, topo de bolo, a tradicional pescaria, estalinhos e até uma fogueira para dar o clima de São João. Já a Curumim Oficina Criativa envia kits com papeis coloridos, pompons, bandeirinhas recortadas, colas coloridas e outros itens para que as próprias crianças inventem suas brincadeiras e decorações.

“Esse ano não terá dança de quadrilha com todos os amigos juntos e nem festas enormes com inúmeras barraquinhas. Mas nem por isso precisa ser menos animado. É possível, sim, fazer uma festa em casa usando enfeites temáticos, servindo comidas típicas, embalados ao som de músicas animadas e quadrilhas. Se a família tiver mais de três pessoas, por exemplo, vale dança das cadeiras, andar de um lado ao outro do apartamento com ovo na colher, entre tantas outras brincadeiras. E para quem quiser “mais convidados”, que tal fazer uma com outras famílias, virtualmente?”, comenta Lourdes Correia, da Étoile Eventos.

A seguir, especialistas em festas dão diversas dicas para fazer uma típica festa caipira em casa, até mesmo com enfeites antigos ou customizando com artigos simples:

1. “Utilize peças coloridas que tenha em casa para colocar os doces típicos, como bandeirinhas, velas coloridas etc. Juntamente com as crianças, corte mais bandeirinhas com papel de presentes recebidos ou revistas antigas, que vão dar o ar da festa. A maioria das pessoas já participou de uma festa junina e tem peças como chapéus de palha antigos, que podem ser usados na cabeça ou como enfeite para decorar a mesa ou pendurar na parede. Se tiver brindes recebidos em festas juninas anteriores, como espantalhos, varinhas de pescar etc, use como enfeites.” - Lourdes Correia, da Étoile Eventos.

2. “Uma festa junina em casa precisa, especialmente, ter comidas típicas, como canjica, pipoca, paçoca, cachorro-quente, quentão (para os maiores de 18 anos), sanduíche de vaca atolada, milho cozido, doce de abóbora e bolos de milho, laranja e fubá. Para decorar a mesa, toalhas estampadas xadrez ou estampa de chita, bandeirolas, chapéus de palha como porta doce e comidas e uma trilha sonora com músicas típicas. Os pais também podem pedir a ajuda dos filhos na hora de arrumar as bandeirolas e colocar as pipocas em saquinhos individuais, por exemplo. O importante é comemorar e higienizar tudo sempre” - Andréa Lôbo, da Lola Flores & Festas.

3. “Muitas empresas estão oferecendo a chamada “festa na caixa”, com itens selecionados, personalizados, alimentos porcionados na quantidade certa e preparados com todo cuidado para evitar o contágio. Pedir tudo pronto é sempre uma opção bem prática. Mas para quem quiser fazer tudo em casa, comidinhas, decoração afetiva e uma playlist de músicas juninas certamente farão sucesso.” - Luciana Silverio Figueiredo, da Lolie Jolie Festas.

4. “Fazer uma festa junina só para a família é um excelente projeto para engajar todos da casa. Envolver a criançada em todo o processo vai gerar um sentimento de união e ativar a criatividade, gerando uma experiência inesquecível. Começar por uma lista é fundamental. Papel ou tecido colorido para as bandeirinhas, tesoura sem ponta, cola, barbante, durex, balão decorativo, chapéu de palha, roupa xadrez para todos estarem a caráter. Deixe a imaginação fluir. Seria interessante também dividir as tarefas: a criançada pode ficar responsável por cortar as bandeirinhas, colar no barbante e ajudar na cozinha, colocando o salsichão no espeto e mexendo aquela massa de bolo de fubá, com supervisão, é claro. E os pais podem ficar com a parte das comidas que envolvam fogão, facas e posicionar a decoração no alto. E se quiserem opções mais leves de comidas, a internet está repleta de opções saudáveis. Ah, e não esqueça, é claro, de tirar muitas fotos” - Alexandre Fonseca, produtor de eventos.

5. “Vale montar uma mesa bem colorida, com várias alturas de peças, as famosas e tradicionais bandeirinhas e as comidinhas típicas que são super fáceis de encontrar e fazer, como paçoca, pipoca, milho, cocada, entre outros. Estamos passando por uma fase tão difícil que qualquer comemoração é válida para sair da rotina. Mesmo longe dos amigos e família, podemos e devemos continuar festejando datas simbólicas e importantes, ainda que com poucos por perto. Um aparador, algumas peças bonitas de preferência no tema da comemoração e comidinhas já dão um outro ar para nossa vida! Isso tudo, claro, tomando as medidas de segurança aconselhadas” - Cristina Rodrigues, do Acho Chic.

6. “Use ideias como colocar paçocas servidas em forminhas de brigadeiro, pé de moleque cortado em cubos e colocados em saquinhos individuais e pipoca nas cestinhas de papel com direito a cobertura. Um ideia legal para ter a ajuda direta das crianças é fazer um painel com bandeirinhas coloridas, que podem ser cortadas de jornais, revistas e papéis que estejam guardados. Podem fazer também letras e números e escrever os nomes de quem estiver na festa e a data. Afinal, esse será um momento único a ser lembrado e registrado para sempre. E, para completar, uma playlist bem típica das festas juninas para tocar durante a festa” - Luci Favaretto, especialista em festas e eventos.