A cozinheira Palmirinha Onofrefotos Divulgação
Por O Dia
Publicado 30/08/2020 00:00

Rio - Adolescente, ela saiu de Bauru para o mundo dos "sonhos", com escala na capital de São Paulo para aprender guloseimas deliciosas com uma banqueteira francesa. Palmirinha Onofre, hoje com 89 anos, se apaixonou por todos os tipos de comida, e diariamente arranja algo para fazer na cozinha. De um prato maravilhoso até o "mexidão", que reúne quase tudo que há na geladeira. "A cozinha é o lugar onde pude conquistar tudo o que tenho hoje. Mesmo com 89 anos tenho prazer em poder cozinhar e muito orgulho de ouvir de tantos amiguinhos e amiguinhas que sou a inspiração deles".

Já casada e com três filhas, ela cozinhava pra fora, dando uma força no orçamento. Até que se viu sozinha, com as meninas para criar: o marido foi embora. Mas, guerreira, ela passou a fazer e vender "sonhos" de padaria, aqueles deliciosos recheados com creme. Não tinha mau tempo nem dificuldades: Palmirinha botou a mão na massa, formou sua clientela e foi ganhando dinheiro. Depois, veio o "bolo de chocolate simples". Os doces acabavam rapidamente, e ela voltava em casa para produzir mais e mais... Daí, para os salgadinhos e outras receitas de dar água na boca foi um pulo. Muito trabalho e dedicação, principalmente à educação das filhas, que lhe deram netos e bisnetos.

Já na faixa dos 60 anos, Palmirinha arrasou como culinarista em várias emissoras de TV. As "amiguinhas" e "amiguinhos", como ela sempre chamou seus telespectadores, viraram fãs. "O que me dá força é olhar para trás, ver toda minha trajetória e o quão longe consegui chegar sem passar por cima de ninguém, sem tirar vantagem de ninguém, sendo eu mesma e fazendo tudo com muito amor, carinho e dedicação", comenta, emocionada.

Uma de suas maiores alegrias é que as pessoas para quem escreveu dezenas de receitas repitam a trajetória dela, tenham força num momento difícil e levem "sonhos" - bolo em fatias, empadinhas, pastéis... - para vender e conseguir, como ela, dar a volta por cima. Empreendam do jeito que der!

Palmirinha é determinada, sorridente, faz o que gosta e se cuida. Está na reta de ser uma nonagenária. "Ainda não pensei na festa de 90 anos. Mas quero comemorá-los com muita saúde e, se Deus quiser, podendo estar ao lado da minha família. Tem melhor presente do que estar rodeada das pessoas que amamos?".

 

Sonho de Padaria da Vovó Palmirinha
Sonho de padaria da PalmirinhaReprodução
Publicidade
Bolo de Chocolate simples
Bolo de chocolate simplesReprodução
Rocambole de carne moída
Rocambole de carne moídaSidney Tuma/Divulgação
Publicidade
Pudim de Leite
Pudim de leiteReprodução
Lasanha de Massa de Pastel
Lasanha de massa de pastelReprodução
Publicidade
Ingredientes
1 pacote de massa para pastel (retangular)
250 g de mussarela
250 g de presunto
200 g de massa de tomate
600 ml de leite
1 tablete de caldo de carne
Modo de Preparo
Em cada fatia de massa pastel coloque 1 fatia de mussarela e 1 de presunto, enrole e arrume em uma assadeira untada com azeite. Depois de tudo arrumado na assadeira, coloque o leite para ferver junto com o tablete de caldo de carne. Acrescente ao leite fervido a massa de tomate, e jogue em cima da lasanha.Tampe e aguarde uns 20 minutos. Leve para assar em forno médio até dourar.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias