Ana Furtado, madrinha do Outubro Rosa, no Cristo Redentor - Daniel Ebendinger
Ana Furtado, madrinha do Outubro Rosa, no Cristo RedentorDaniel Ebendinger
Por O Dia
Publicado 04/10/2020 07:00 | Atualizado 04/10/2020 15:10

Rio - Mais um mês de outubro chega e, com ele, a campanha de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O propósito do Outubro Rosa é, fundamentalmente, desmistificar a doença para que haja mais entendimento de como ela atua e quais são os modos de prevenir e tratar.

Em 2018, a apresentadora Ana Furtado teve o diagnóstico de câncer de mama. No ano passado, concluiu o tratamento e se tornou uma das grandes representantes do movimento. A Fundação Laço Rosa, que apoia pacientes com câncer, iluminou, no dia 1º de outubro, o Cristo Redentor com as cores da campanha e convidou Ana para a celebração.

"Viver esse momento como uma mulher vitoriosa diante de inúmeros desafios, dentre eles o câncer de mama, é emocionante. Ter as bênçãos do Cristo Redentor no dia primeiro de outubro ao celebrar o início dessa campanha tão especial e importante me dá ainda mais esperança no futuro. Na possibilidade de cura de milhares de mulheres", destaca a apresentadora.

Mas a luta contra a doença é de toda a sociedade. É importante que se fale sobre o tema e que todas as mulheres estejam atentas aos sinais da doença. Além de Ana Furtado, outras personalidades como Sabrina Sato, Ticiane Pinheiro e Claudia Leitte também dão seus depoimentos.

KARIN HILS, atriz
Karin Hils, atriz
Karin Hils, atriz Ariana Lima
Publicidade
"Temos que falar cada vez mais sobre o autoexame para a prevenção do câncer de mama, independentemente da idade de cada mulher. Além disso, a visita ao ginecologista pode ajudar a salvar vidas através do diagnóstico precoce de um possível câncer do colo do útero. Por isso, eu apoio o Outubro Rosa e a mensagem de reforço aos cuidados da saúde da mulher"
 
Publicidade
FERNANDA MOTTA, modelo e atriz
Fernanda Motta, modelo e apresentadora
Fernanda Motta, modelo e apresentadoraDivulgação
"O câncer é uma doença séria e delicada, mas ele tem cura, principalmente se você tem um diagnóstico precoce. Então, a melhor forma é se prevenir, fazer o autoexame e se necessário ter a ajuda de um especialista. Tenho certeza de que posso alertar as pessoas através da experiência que tive. Minha principal intenção é sempre ajudar com informação e uma palavra de apoio. Acredito que assim eu possa ajudar a encorajar muitas pessoas que estão passando por esse momento"
Publicidade
 
CLAUDIA LEITTE, cantora
Claudia Leitte
Claudia LeitteJacques Dequeker
Publicidade
"Este é um mês importante para reforçar a mensagem da prevenção para todas nós, mulheres. Precisamos tornar hábito durante o ano a prática do autoexame e a visita ao médico para salvar vidas nesse embate contra o câncer de mama e do colo do útero"
 
Publicidade
ANTONIA FRERING, socialite e atriz
Antonia Frering, socialite e atriz
Antonia Frering, socialite e atrizDenise Leão
"Até hoje me emociono todas as vezes que falo sobre isso, o tratamento preventivo não é fácil. São métodos doloridos que mexem com a autoestima da mulher, mas fundamentais para chegar até a cura. Quando direcionamos o nosso olhar para a recuperação, a parte estética perde a importância. Eu tenho uma cicatriz do cateter porque houve um momento do tratamento que as minhas veias não aguentaram a quimioterapia. Hoje, olho com carinho para a marca que sinaliza uma guerra vencida. Graças as Deus, tive a sorte de encontrar carinho e apoio da minha família, e entendi como precisava encontrar internamente força para passar pelo momento difícil. Nem todas encontram o mesmo acolhimento, mas é importante perceberem que não estão sozinhas e acreditarem que vai passar procurando diariamente pela sua força interior, cultivando a certeza da sobrevivência"
Publicidade
 
LÍVIA MENDONÇA, apresentadora da Record
Lívia Mendonça, apresentador do Balanço Geral Sábado, na Record
Lívia Mendonça, apresentador do Balanço Geral Sábado, na RecordPaulo Roberto Mauzer
Publicidade
"Precisamos conhecer nosso corpo, quebrar tabus e incentivar as mulheres. Falar sobre o assunto com as amigas mesmo. Não tenha medo do autoexame, ele ainda é o nosso principal aliado. Num período tão difícil para a humanidade, mais do que nunca, o Outubro Rosa tem que ser lembrado e colocado em prática. Estamos em 2020, e as mortes por causa do câncer de mama continuam elevadas, muitas vezes porque foi descoberto tarde demais. Você não está sozinha! Já fez seu exame este ano?"
Publicidade
CLÁUDIA MAURO, atriz
D MULHER - entrevista com a atriz Claudia Mauro no ar em '
D MULHER - entrevista com a atriz Claudia Mauro no ar em '"Jesus". Rj, 09 de agosto.Marcio Mercante / Agencia O Dia
"A partir dos 30 anos, acho a mamografia um exame importantíssimo. Fazendo regularmente, o câncer descoberto precocemente tem uma chance enorme de cura. Eu tenho displasia mamária e depois dos 45 anos - estou com 51! - faço mamografia de seis em seis meses. Se possível é bom fazer uma ultrassonografia para complementar o exame"
Publicidade
JACY LIMA, atriz e influencer
Jacy Lima
Jacy LimaDivulgação
Publicidade
"O Outubro Rosa é um movimento popular mundial de suma importância para conscientizar toda a população sobre o câncer de mama. Infelizmente, é um dos cânceres que mais mata as mulheres no país e no mundo. Não só o câncer de mama, mas o câncer do colo do útero, que recentemente foi incluído na campanha também. É fundamental a população ter todo o conhecimento necessário sobre o assunto, pois com diagnóstico precoce, o câncer de mama tem chance de cura de mais de 95%. Vale lembrar que não é só a mulher cis que deve se preocupar com o câncer, mas as pessoas trans também. Ainda que a incidência dos casos seja menor, ninguém está livre da doença"
Publicidade
GABI, cantora
Gabi, cantora
Gabi, cantora Divulgação
"O autoexame é fundamental para que se descubra um possível tumor o quanto antes. É importante que a gente se previna, que faça os exames de rotina e que visite com frequência a ginecologista. Somos uma geração de mulheres que começa a tomar contraceptivos na primeira menstruação e infelizmente podemos acabar colhendo os efeitos colaterais no futuro. Acompanhamento é tudo!"
Publicidade
ANIELLE FRANCO, jornalista e diretora do Instituto Marielle Franco
Anielle Franco
Anielle FrancoDivulgação
Publicidade
"Mulheres, mães, guerreiras, trabalhadoras, com jornada dupla, às vezes tripla. Mulheres que lutam diariamente. Mulheres que cuidam de tanta gente e às vezes não conseguem tempo para cuidar de si. É por isso que cada lembrete de cuidado, amor e prevenção é tão importante. Outubro é um mês todinho dedicado a esse cuidado. Que tal lembrarmos a quem amamos a importância de se prevenir? Cuidemos das nossas mulheres. Cuidemos de nós mesmas"
Publicidade
VILMA MELO, atriz
Vilma Mello
Vilma MelloDivulgação
"Todo dia é dia de se cuidar, de se olhar. Mas outubro é o mês para que possamos juntas lembrarmos umas às outras do quão importante é a nossa saúde. Faça o autoexame, previna-se e não hesite em pedir ajuda. Precisamos seguir e saudáveis. E o mundo precisa de nós, mulheres!"
Publicidade
ANA CLAUDIA SILVA, fundadora da Afra Design e participante do 'Masterchef Brasil 2020'
Ana Claudia Silva, fundadora da Afra Design e participante do ‘Masterchef Brasil 2020'
Ana Claudia Silva, fundadora da Afra Design e participante do ‘Masterchef Brasil 2020'Divulgação/Monica Silva
Publicidade
"Sou filha de uma mulher que encerrou sua vida lutando valentemente contra o câncer. Desde os 34 anos, ela fez sua mastectomia da mama esquerda e seguiu por anos sendo uma sobrevivente. Ter campanhas sobre a conscientização da prevenção à essa doença, que mata milhares de nós, mulheres, é primordial. Um simples toque pode mudar toda uma história e garantir um final feliz. Não tenha medo! De outubro a outubro preserve o autocuidado: previna o câncer de mama, zele pela sua saúde!"
 
Publicidade
SABRINA SATO, apresentadora
Sabrina Sato surge loiríssima
Sabrina Sato surge loiríssimaDivulgação
"O Outubro Rosa é muito importante para despertar a conscientização que precisa se estender durante todo o ano, a campanha contribui para a prevenção, redução da mortalidade e facilita o acesso à informação sobre os serviços de diagnóstico e tratamento. Nós, mulheres, nos preocupamos tanto em cuidar dos outros que muitas vezes nos deixamos de lado, por isso transformar a saúde feminina num exercício diário é fundamental para antecipar o tratamento de diagnósticos mais delicados como o câncer de mama, e promover o nosso bem-estar" 
Publicidade
TICIANE PINHEIRO, apresentadora
Ticiane Pinheiro
Ticiane PinheiroDivulgação/Antonio Chahestian
Publicidade
"Cada dia mais, temos notícias de casos de mulheres com menos de 40 anos diagnosticadas com câncer de mama. Eu tive amigas que passaram por isso. Então, não se pode mais deixar pra se preocupar com isso lá na frente. A prevenção, com exames todo ano, precisa começar cedo"
Publicidade
OLÍVIA ARAÚJO, atriz
Olívia Araújo, atriz
Olívia Araújo, atrizDivulgação
"Prevenção é a melhor forma sempre de se cuidar! Lembrem-se, o amor começa nos pequenos detalhes. Se olhe, se toque, cuidem-se. Você é muito importante!"
Publicidade
Você pode gostar
Comentários