O uso do protetor solar é indispensável para manter a pele saudável - Pixabay
O uso do protetor solar é indispensável para manter a pele saudávelPixabay
Por O Dia
Ao longo dos últimos anos, o protetor solar se tornou um produto indispensável, especialmente durante o verão, quando as pessoas costumam frequentar praias e piscinas, mas os especialistas alertam para a importância de utilizar o filtro durante o ano inteiro, inclusive nos dias nublados ou chuvosos.
Durante muitos anos houve uma certa confusão entre os raios emitidos pelo sol. Enquanto o UVB é predominante no verão, o UVA incide o ano inteiro e ao longo de todo o dia, inclusive antes das 10h e depois das 17h, mas a falta de sol também pode acarretar problemas de saúde, então, o importante é equilibrar o tempo de exposição e a maneira como isso é feito.
Publicidade
A dermatologista Dra. Tatiane Karraz explica que o protetor solar deve ser usado pela manhã e reaplicado três vezes, em dias normais. Caso haja exposição direta ao sol, o cuidado dever ser ainda maior.
“O protetor solar deve usado pela manhã, uma colher de chá para o rosto, uma colher de chá para o pescoço e também recomendo proteger as mãos e o antebraço. Caso a pessoa se exponha ao sol, oriento a paciente a aplicar o protetor 20 minutos antes e sempre que se molhar, caso não se molhe, a reaplicação deve ser feita a cada duas horas’, diz a especialista.
Publicidade
Sobre o uso do produto para cada tipo de pele, a dermatologista explica que a pele negra tem uma proteção natural maior, mas isso não é motivo para descuidar na hora de usar o filtro solar.
“A oleosidade da pele negra é maior porque ela tem um excesso de glândulas sebáceas e uma fibra mais densa, a proteção natural dela é maior, por isso, o ideal é um filtro solar mais seco, mas independentemente da cor de pele, eu sempre indico o uso mínimo do fator 30”, explica a médica.
Publicidade
Todo esse cuidado é importante porque a exposição ao sol em excesso pode causar urticária solar, lúpus, acne, vitiligo, sem contar um envelhecimento cutâneo – rugas, manchas e o famoso câncer de pele, uma mutação da célula em decorrência da radiação UV. O câncer de pele mais grave é o melanoma, por seu alto risco de metástase. As pessoas com pele mais escura têm menos tendência a desenvolver o câncer de pele por conta da maior presença de melanina, mas isso não é motivo para se descuidar.
Se o excesso de sol é perigoso para a saúde, a falta dele também pode causar problemas, como a insuficiência de vitamina D. O indicado para absorção deste nutriente é a exposição a 20 minutos de sol por dia nos braços e nas pernas sem proteção solar entre 8h e 10h da manhã e entre 15h e 17h.

Dezembro Laranja
Dezembro Laranja é uma campanha de conscientização da sociedade para a importância da prevenção do câncer de pele, o mais comum no país, com cerca de 180 mil novos casos por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Quando descoberto no início, o câncer de pele tem 90% de chances de cura.