Cuidados importantes na hora de levar os pets para a folia - Pixabay
Cuidados importantes na hora de levar os pets para a foliaPixabay
Por O Dia

A época mais divertida do ano finalmente chegou. Entre os que preferem ir para folia e pular nos bloquinhos de Carnaval, há também que goste de aproveitar os dias para viajar, visitar a família e descansar. Em qualquer situação, seja com os pets na “pipoca”, em um salão de festas ou dentro de casa, fantasiados, para um registro fotográfico, o tutor deve pensar antes de mais nada no bem-estar do seu melhor amigo.

O período de Carnaval já ocupa a segunda colocação entre datas mais temidas pelos os animais, perdendo apenas para o Ano Novo, por conta dos fogos. Para Cleber Santos, especialista em comportamento animal, tutores de pets, muitas vezes cometem erros, que poderiam ser evitados.
-Nestas festas, falta um pouco de empatia do dono com o pet. Isso porque o que ele julga divertido pode ser, no fundo, uma tortura.

O especialista ainda alerta que além da parte emocional ficar abalada, desenvolvendo ansiedade e até depressão, problemas de pele podem ser desenvolvidos por conta das alegorias.

Confira os principais cuidados que devem ser tomados com os bichinhos nessa época:

Alegorias

A melhor coisa do carnaval é se fantasiar com algo que goste. Mas, quando falamos dos cães, é preciso ter bastante atenção. Não tente fantasiar seu amigo se ele já não gosta de colocar roupinhas no dia a dia, isso pode deixá-lo estressado.

-Se for fantasiar o pet, tome cuidado com os materiais das roupinhas, escolha uma fantasia fresca, confortável e que não tenha muitos adereços.

Sprays e maquiagem

Assim como as crianças pintam seus cabelos com spray colorido, alguns tutores passaram a utilizar estes produtos em seus pets. No Carnaval, a probabilidade é que isso aumente.

O especialista alerta que além de causar irritação na pele, o animal também pode ser intoxicado.
Publicidade
-Existe muito componente químico nestes produtos, que em muitos casos, possuem origem desconhecida. Na dúvida, não utilize- alerta.

Multidões

Outro cuidado no qual deve ser tomado são com as multidões que acompanham os bloquinhos. É necessário conhecer a personalidade do seu cão para saber se ele não terá problemas ao estar no meio da aglomeração ou se isso pode fazer com que ele sinta-se acuado e com medo.

-O recomendado é não levar o cão em bloquinhos muito grandes. Mesmo se o cachorro for mais sociável, a quantidade de pessoas e o barulho extremos podem assustá-los e deixá-los com medo. Além disso, a agitação, às vezes, pode fazer com que o cão se irrite e acabe tentando avançar nas pessoas - diz Cleber.

Calor

Caso decida enfrentar algum bloquinho com seu pet, é importante manter-se atento aos horários. O recomendado é não sair com o cão entre 10h e 16h, pois é o período que o sol está mais quente, e o calor excessivo pode fazer mal para o seu amigo.

-A resistência do cachorro para o calor é um pouco diferente da nossa. Dependendo do horário, o sol pode ser muito forte e fazer com que ele se sinta mal. Além disso, o ideal é sair com seu pet no começo da manhã ou no final da tarde. A maioria dos blocos de carnaval são na rua e, se a temperatura estiver muito alta, o seu cãozinho sofre o risco de acabar queimando as patinhas no asfalto pelo calor elevado- alerta o especialista.

Coleira, Guia e Identificação

O carnaval tem uma concentração gigantesca de pessoas em um mesmo local, o que dificulta a locomoção. Imagina como isso deve ser para o seu pet? Se levá-lo para a folia junto com você, é necessário que ele esteja devidamente identificado. Assim, caso você se perca do seu amiguinho, as chances de alguém encontrá-lo e entrar em contato com você são maiores.

-É importante deixar o animal com uma plaquinha de identificação com informações úteis, como o nome do pet e os dados pessoais atualizados do dono. Outra dica que pode parecer óbvia é: saia de casa com o pet na coleira ou guia. Às vezes, no meio da festança, o seu amiguinho pode querer sair correndo por conta da agitação e, dessa forma, você o mantém ao seu lado e seguro - conclui.