Dá pra fazer uma boa esfoliação em casa mantendo a segurança - Pixabay
Dá pra fazer uma boa esfoliação em casa mantendo a segurançaPixabay
Por O Dia
Enquanto o período de quarentena continua, a casa se transforma em academia, spa e até salão de beleza. Se você é daquelas que não deixam os cuidados com a pele e o corpo de lado, algumas dicas ajudam a tornar a experiência domiciliar mais segura e eficiente. Confira o passo a passo na hora de:

Pintar os cabelos

-O tingimento dos fios é um processo complexo que exige alguns cuidados, principalmente se feito por iniciantes nesse período de isolamento social - alerta o dermatologista Victor Bechara. Os cabelos devem está preparados e saudáveis, uma vez que as tinturas podem gerar agressão extra à haste capilar.
- Recomendo que a pessoa siga um cronograma específico ao tipo e a textura do cabelo, composto por hidratação, nutrição e reparação. As fases podem ser realizadas de forma independente e nem todas são obrigatórias- explica.

Na hora de pintar as madeixas em casa, são indicadas as tinturas semipermanentes (tonalizantes) ou as temporárias, que são mais seguras em relação aos riscos causados aos fios e podem ser removidas com lavagens. - O uso de vaselina na região da testa é importante para que a área não fique manchada, além de evitar possíveis irritações. Outra dica é fazer um teste com a tinta em uma mecha na região da nuca e observar se há algum tipo de reação - aponta o dermatologista.

Segundo Victor, em caso de irritações locais na pele, recomenda-se o uso de água corrente abundante na região para a remoção completa do produto e, posteriormente, consultar um dermatologista para a indicação de cremes à base de corticoides e/ou outros ativos anti-inflamatórios.

Limpeza de pele

Afinal, é possível fazer uma limpeza de pele em casa? Sim, mas só com algumas etapas - e com muita cautela! - Por exemplo, diferente do que é feito em clínicas dermatológicas, não é recomendada a extração de cravos ou espinhas devido ao alto risco de cicatrizes e até mesmo graves infecções da pele. Em casa, a limpeza é indicada somente para a higienização e esfoliação leve do rosto. É preciso seguir todos os devidos cuidados para não irritar ou causar manchas e cicatrizes - afirma o especialista.

Em casa, a rotina de skincare para a limpeza de pele deve contar com: uso de demaquilante ou água micelar, lavagem com sabonete adequado ao tipo de pele, tonificação para o controle do PH e preparo para as etapas seguintes, esfoliação delicada para a retirada de células mortas, aplicação de máscaras faciais de acordo com cada tipo de pele, finalização com loção calmante para abrandar possíveis vermelhidões.

Fazer as unhas

A quarentena é a oportunidade ideal para realizar um detox de esmalte. - O seu uso ininterrupto causa o ressecamento e enfraquecimento das unhas, por isso, a pausa é bem-vinda. Durante esse intervalo, é importante a aplicação de hidratantes para mãos e cutículas- conta o dermatologista, que ressalta que os esmaltes também podem gerar alergias que se manifestam como irritações e vermelhidões na região de pescoço, face e pálpebras.

Mas, para aquelas que já querem voltar a embelezar as unhas, os cuidados principais envolvem as cutículas. -Ao contrário do que muitas pensam, essa pequena camada de pele não deve ser removida. Ela forma uma espécie de selo protetor na região e, se for cortada, qualquer trauma pode afetar a raiz da unha. O ideal é aplicar um hidratante de cutícula e, aos poucos, ir com uma espátula empurrando-a e, gradativamente, tornando-a menos visível. O corte deve ser feito para evitar o acúmulo de sujeiras e o descolamento das unhas, sobretudo as do pé. Também evite remover o excesso de pele ao redor, o que pode causar feridas e facilitar o surgimento de infecções - explica Victor.

Fique atenta também aos utensílios do kit manicure. Eles devem ser descartáveis ou feitos de metal. No segundo caso, é possível fazer a esterilização antes e depois do uso, passando álcool 70% em todas as partes do alicate, palito, empurrador e cortador de unha.

Depilação

O uso de cera quente é um dos métodos não definitivos mais eficazes e também com maiores riscos quando feito por iniciantes.  De acordo com ele, é importante ter atenção na temperatura da cera para não queimar a pele, com temperatura em torno de 38°C.

Antes de começar, a pele deve ser devidamente preparada. Recomenda-se uma hidratação vigorosa da região para reduzir as chances de ferimentos.
Publicidade
- Uma esfoliação delicada pode ser realizada para evitar os riscos de pelos encravados, denominados foliculite. Já o uso de talco antes da aplicação das partes aquecidas de cera pode facilitar o processo e diminuir a dor durante a retirada - orienta Victor. Lembre-se: a depilação sempre deve ser realizada no sentido de crescimento do pelo. Após a remoção da cera quente, passe loções ou cremes calmantes à base de camomila, aloe vera, chá branco, entre outros ativos.

O risco de manchas devido ao calor excessivo e à tração dos fios é maior em pessoas de fototipo mais alto (morenos e negros), o que gera ainda mais cautela na hora de realizar a técnica em casa. O aquecimento também pode piorar as manchas em quem tem melasma, principalmente na região do buço.