SOS para os cabelos Divulgação
Por O Dia
Publicado 24/05/2020 00:00 | Atualizado 25/05/2020 09:25

Rio - Uma mulher satisfeita com seus cabelos não quer guerra com ninguém. E manter as madeixas bem cuidadas durante o isolamento social é um desafio e tanto. Por isso, convidei o hair stylist Roberto Martins para nos dar dicas práticas de como manter nossos fios saudáveis e bonitos mesmo durante a quarentena. E será que realmente vale a pena cortar as pontinhas do cabelo com frequência? O especialista tira essa e muitas outras dúvidas. Vem comigo!

O que podemos fazer para evitar a queda capilar?

O primeiro ponto é checar qual é o motivo da queda. Pode ser um problema emocional, estresse, reação ao uso de algum medicamento. Neste momento de quarentena ainda precisamos lavar os fios todas as vezes que vamos à rua, e a lavagem em excesso também ajuda a danificar o cabelo. Uma dica bem antiga e que funciona é usar óleo de rícino com uma ampola de vitamina A. Friccionar essa misturinha no couro cabeludo duas vezes por semana pode ajudar.

Qual a diferença entre fios ressecados e fios secos?

O fio seco é uma característica do cabelo, enquanto o fio ressecado pode ser resultado de uma série de ações externas como uso de produtos químicos e exposição excessiva ao sol. Dormir com os cabelo molhados é péssimo porque causa a proliferação de fungos e mofo. A minha dica é: precisou lavar os cabelos à noite, use um secador.

Como recuperar os fios danificados?

As máscaras capilares ajudam muito. Elas foram criadas para que você possa fazer a manutenção da hidratação em casa. Se você não tiver nenhuma máscara, procure um óleo que tenha em casa e faça uma umectação: passe o produto em todo o cabelo, prenda e durma com ele. Pela manhã, lave os fios normalmente. Esse processo noturno vai ajudar a hidratar o cabelo.

E se não tiver nem máscara e nem óleo?

Use o óleo de coco, que pode ser até mesmo aquele usado na cozinha. Ele hidrata e devolve o brilho para o cabelo ressecado. Outra dica maravilhosa é misturar o óleo de coco com uma ampola de vitamina A, que é facilmente encontrada na farmácia. O cabelo ficará brilhoso.

Para quem tem a raiz oleosa e as pontas ressecadas, o que fazer?

Hoje já existem no mercado produtos indicados para este tipo de cabelo, que remove a oleosidade da raiz sem ressecar as pontas. Se você não tem esse xampu em casa, lave os cabelos com um xampu neutro para remover toda a oleosidade. Repita o processo de lavagem duas ou três vezes. No fim do banho, enxague. Não deixe o condicionador ou a máscara atingirem a raiz.

Qual o normal de crescimento dos cabelos?

Cerca de 0,3 milímetros por dia. Existem produtos que estimulam o crescimento, mas é um conjunto de fatores que contribuem para o crescimento, entre eles uma boa alimentação e se manter hidratada bebendo bastante água.

Cabelos ressecados nas pontas?

Dependendo do ressecamento e se elas estiverem com pontas duplas, é indicado o corte. Aliás, eu oriento minhas clientes a cortarem as pontinhas do cabelo a cada dois meses.

Existe uma tendência grande para a mulher migrar pro cabelo branco. Como deve ser esse cuidado?

O grisalho é um cabelo com falta de melanina, então requer muito mais cuidado. É indicado um xampu matizador, que evita o efeito amarelado, hidratação capilar, e para deixar o ar mais jovial, um corte moderno.

É importante mudar de xampu sempre?

Sim. A dica que dou para as minhas clientes é usar um xampu até que ele acabe e depois trocar por um outro. A ideia é alternar um produto que hidrate, reconstrua e nutra o cabelo.

 

Dicas de ouro!
Publicidade
Teste em casa
Nem sempre é fácil saber qual é o seu tipo de cabelo e isso é muito importante para adquirir os produtos indicados e tratar as madeixas da maneira adequada. Roberto Martins nos deixou uma dica de ouro, que é supersimples. Coloque um fio de cabelo em um copo com água e aguarde cinco minutos. Se o fio flutuar, ele precisa de hidratação, se ele ficar no meio do copo, ele precisa de nutrição, se ele afundar, seus cabelos precisam de reconstrução.
Publicidade

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias